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Projetos de Extensão

por Rogério Eustáquio publicado 22/04/2016 01h23, última modificação 17/04/2019 15h03

A INFLUÊNCIA DA INDÚSTRIA 4.0 NA ATIVIDADE INDUSTRIAL DE FERRAMENTARIA DAS MONTADORAS DE AUTOMÓVEIS INSTALADAS EM MINAS GERAIS

Orientador: André Fonseca Félix. Coorientador: Vinícius Maia de Sá.

O projeto objetiva estudar se a adoção da tecnologia intrínseca à indústria 4.0 que apresenta o objetivo preliminar de automatizar o processo fabril, interferirá na atribuição inerente ao fazer do profissional ferramenteiro, onde suas habilidades humanas são fundamentais para o sucesso do produto final. Pretende-se verificar ainda se as tecnologias embarcadas na indústria 4.0 seriam capazes de alterar o modus operandi do fazer dos ferramenteiros nas indústrias automobilísticas e se poderia levar à extinção da profissão.

 

MATEMÁTICA OLÍMPICA PARA NÍVEL I

Orientador: Brasílio Alves Freitas. Coorientador: Carlos Eustáquio Pinto.

Nesse projeto, com o tempo de duração de um ano letivo, cada edição, visa estimular o aluno a observar os padrões e generalizá-los corretamente, investigar as relações entre as diversas áreas da Matemática e com outros campos do saber, resolver problemas de forma reflexiva, oportunizando uma aprendizagem significativa e autônoma. O projeto oportunizará ao aluno aprender a aprender Matemática e melhorará seu rendimento em Matemática e em outras disciplinas. Os alunos serão levados a envolver-se em um processo de aprendizagem que implica em questionamento constante. Os conteúdos serão explorados de acordo com o desenvolvimento alcançado.

 

CINECLUBE CIDADÃO

Orientador: Bruno Francisco Melo Pereira. Coorientador: Tiago Brito Cruvinel.

O projeto pretende fortalecer o movimento cineclubista no campus Betim, de maneira que ele se expanda para as escolas do entorno, tornando o campus Betim referência no movimento cineclubista na cidade. Pretende ainda estimular os alunos do campus Betim a terem outra visão do entorno, percebendo o cinema como possibilidade de observar o mundo sob outra perspectiva. Dentre os objetivos específicos vale ressaltar que estão previstas 4 sessões de exibição fílmica nas escolas do entorno, também com discussão de temáticas de cunho social, e a capacitação de cerca de 20 professores do entorno em um curso semipresencial de formação em cineclube.

 

CURSO PREPARATÓRIO DE CIÊNCIAS EXATAS PARA O PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS INTEGRADOS DO IFMG, CAMPUS BETIM

Orientador: Frederico Vasconcellos Costa. Coorientadores: Brasílio Alves de Freitas e Aladim Fernandes Gomes Júnior.

Este projeto se destina a estudantes do 9º ano do ensino fundamental das redes estadual e municipal de ensino de Betim e Contagem. Serão disponibilizadas 80 vagas, dentre as quais, 40 vagas para estudantes dos bairros São Caetano, São Luiz, Petrolândia, Industrial São Luiz, Imbiruçu, São Cristóvão, Laranjeiras, Capelinha e Parque das Acácias, mediante inscrição feita no Campus Betim e de acordo com edital divulgado no site da instituição.

O objetivo principal é complementar e aprofundar a formação básica de estudantes do 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas dos municípios de Betim e Contagem que pretendem prestar o exame seletivo para o ingresso nos cursos técnicos integrados do IFMG, Campus Betim.

  

CURSO PREPARATÓRIO DE CIÊNCIAS HUMANAS PARA O PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS INTEGRADOS DO IFMG, CAMPUS BETIM

Orientadora: Sandra Cristina de Medeiros. Coorientadores: Martha Rebelatto e Paulo Eduardo Alves Borges da Silva.

 Este projeto se destina a estudantes do 9º ano do ensino fundamental das redes estadual e municipal de ensino de Betim e Contagem. Serão disponibilizadas 80 vagas, dentre as quais, 40 vagas para estudantes dos bairros São Caetano, São Luiz, Petrolândia, Industrial São Luiz, Imbiruçu, São Cristóvão, Laranjeiras, Capelinha e Parque das Acácias, mediante inscrição feita no Campus Betim e de acordo com edital divulgado no site da instituição.Os objetivos do projeto são ofertar aulas preparatórias das disciplinas de Língua Portuguesa, História e Geografia para os estudantes do 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas dos bairros acima citados.

Além disso disponibilizar listas de exercícios e realizar correção de provas de processos seletivos anteriores ao do IFMG e disponibilizá-los em ambiente virtual de aprendizagem; oferecer horário de atendimento aos estudantes participantes do projeto.

DESENVOLVIMENTO DE KITS ALTERNATIVOS DE PRÁTICAS DE QUÍMICA DESTINADAS A ESTUDANTES DO FUNDAMENTAL II E PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

Orientador: Walter Alves Durão Júnior. Coorientadores: Aladim Fernandes Gomes Júnior.

O objetivo geral desse projeto é desenvolver kits destinados a práticas de química para atender à demanda dos professores que lecionam 9° ano do ensino fundamental e primeiro ano do ensino médio. O projeto pretende construir instrumentos de medidas de volume e de massa, semelhantes aos do laboratório, utilizando para isso, sucata e materiais do cotidiano dos alunos.

 

FAÇA VOCÊ MESMO: EMPREENDEDORISMO E AÇÃO

Orientadora: Jaqueline das Graças Moura Oliveira. Coorientadora: Âmara Fuccio de Fraga e Silva.

O projeto visa trazer à comunidade do entorno do campus IFMG Betim a vivência da cultura empreendedora e entender a importância da sustentabilidade para o mercado de trabalho e nosso meio ambiente. As ações realizadas serão de formação profissional atendendo as necessidades estratégicas do IFMG Campus Betim, mas principalmente estender ao público alvo capacitação, possibilitando a geração de renda, com a criação de objetos utilizando materiais oriundos de resíduos sólidos. Ainda, cumprindo com o objetivo institucional de desenvolvimento social e econômico de Betim, através do empreendedorismo, da inovação e do desenvolvimento de redes de relacionamento entre os moradores da comunidade do entorno do campus.Para tanto, serão realizadas oficinas específicas para o objeto do trabalho, bem como a finalização do mesmo com a criação e desenvolvimento de produtos.

 

FUNDAMENTOS DE USINAGEM

Orientador: Evanilton José Alves Barbosa. Coorientadores: André Fonseca Félix e Ricardo de Lima Silva.

O presente projeto como objetivo o atendimento a comunidade local, com faixa etária a partir dos 14 anos até os 20 anos de idade e a seleção dos alunos será realizada por meio de processo de seleção que leve em conta a condição sócio econômica do candidato. O curso busca favorecer a educação continuada, o acesso ao primeiro emprego e acolher jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social. O programa pretende selecionar 12 alunos e será composto por disciplinas técnicas de Metrologia, Desenho Mecânico e Usinagem, as quais estão relacionadas com disciplinas da base comum, em especial com a Matemática e fazem parte dos conhecimentos da Mecânica, em especial dos Processos de Fabricação Mecânica.

 

GINCANA DE MATEMÁTICA E AS OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA NO IFMG CAMPUS BETIM

Orientador: Carlos Eustáquio Pinto. Coorientadores: Brasílio Alves de FreitasNádia Helena Braga.

O presente projeto consiste na implementação da Gincana de Matemática no IFMG Campus Betim em 2019 e ações voltadas para motivar alunos do IFMG e de escolas do entorno para o estudo da Matemática e como esse conhecimento pode ser interessante. A gincana de Matemática ocorrerá em escolas convidadas, preferencialmente localizadas no entorno, e a fase final da gincana acontecerá no IFMG Campus Betim. Outra parte importante desse projeto é o caráter informativo/instrucional/motivacional relacionado às Olimpíadas de Matemática (OBMEP, OMIF e OMM) que ocorrerão em 2019 e os alunos do Campus Betim poderão participar, como nos anos anteriores, mais informados sobre essas competições, mais preparados e, principalmente, mais motivados.

 

INCLUSÃO DIGITAL: ENSINO DE INFORMÁTICA PARA JOVENS E ADULTOS E INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES

Orientadora: Michelle Mendes Santos.

O principal objetivo do projeto “Inclusão Digital: Ensino de Informática para Jovens e Adultos e Introdução à Programação de Computadores” é capacitar os públicos-alvo com a oferta de um curso de informática gratuito e de qualidade, que ampliem suas possibilidades no mercado profissional e em suas tarefas do dia-a-dia.

O Projeto de Extensão “Inclusão Digital: Ensino de Informática para Jovens e Adultos e Introdução à Programação de Computadores” tem dois perfis distintos com relação à faixa etária e dois perfis distintos com relação à localização geográfica como públicos-alvo. O Curso de Informática Aplicada, que será realizado presencialmente, tem como público-alvo os moradores da cidade de Betim, especialmente os moradores dos bairros do entorno do Campus. Para esse curso, espera-se receber estudantes do Ensino Médio de escolas pública e adultos que estejam à procura de uma recolocação no mercado de trabalho e precisam de uma qualificação na área de Informática. O curso de Programação Aplicada é voltado para quem já possui uma noção básica do uso do computador, pois será ofertado na modalidade à Distância (EaD), por meio da plataforma Moodle. Por ser EaD, o público-alvo não se limita ao município de Betim, mas pode atingir moradores de municípios vizinhos, uma vez que os encontros presenciais ocorrem com pouca frequência. Nesse curso não há limitação, também, quanto à idade ou estar trabalhando (o estudante trabalhador pode tentar uma promoção interna após a conclusão), já que os horários para realização das atividades são flexíveis. Porém, há exigência de frequência de 75% nas atividades presenciais.

 

LETRAMENTO LITERÁRIO ATRAVÉS DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Orientadora: Manuella Felicíssimo. Coorientadores: Isabel Martins Reis e Marcel Felipe Alves de Souza.

Este projeto tem por objetivo promover o letramento literário de alunos das primeiras séries do ensino fundamental da escola pública de Betim. O convívio com a literatura, sobretudo nas primeiras fases da infância, tem grandes impactos na vida do sujeito leitor. Os benefícios cognitivos são incontestáveis, a prática favorece o desenvolvimento da inteligência, aumenta as chances do sucesso escolar e pode afetar, inclusive, as condições socioeconômicas dos indivíduos no futuro. Em termos de competências desenvolvidas no âmbito da disciplina de língua portuguesa, sabe-se da sua importância para incrementar as capacidades de comunicação oral e também escrita. Além disso, trata-se de uma importante ferramenta para a formação da cidadania, uma vez que a literatura contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico reflexivo, fornecendo meios de o sujeito compreender e intervir na realidade que o circunda.

 

EDUCAÇÃO FINANCEIRA: SAINDO DO ZERO

Orientador: Virgil Del Duca Almeida.

O objetivo Projeto Saindo do Zero é realizar parte da educação financeira de pessoas que como grande parte dos brasileiros possui básica ou nenhuma informação a respeito de como gerenciar suas finanças pessoais, adequando isso para realidade da comunidade de forma geral, tendo como foco pessoas a partir dos 14 anos. Durante 7 semanas ocorrerão instruções e ensinos a respeito de disciplina financeira e metas para alcançar a estabilidade desejada. A proposta é abordar de maneira leve e lúdica as noções básicas de como lidar adequadamente com as finanças, melhorar o currículo pessoal e investimentos de curto e longo prazo, influenciando, ensinando e motivando os participantes do projeto. Além de ensinar os alunos a ganhar dinheiro é possível também ajudar a administrar da melhor forma os recursos de forma saudável e inteligente, auxiliando também a comunidade ao redor do IFMG para que eles reconheçam a acessibilidade da faculdade como centro de consulta, ensino e auxílio.

 

SE JOGA! FUTSAL FEMININO NO IFMG BETIM

Orientadora: Nara Nília Marques Nogueira.

Coorientadoras: Kátia Regina de Sá e Flávia de Faria Siqueira.

 O objetivo geral do projeto é manter um espaço no cotidiano escolar reservado para a prática da modalidade esportiva futsal, possibilitando aprendizados e reflexões sobre a presença feminina no esporte, enquanto se trabalha a saúde física e mental das participantes, desenvolvendo sua identidade, sensação de pertencimento, conhecimento cultural, autoconhecimento e autoestima. Vale destacar como objetivos específicos do projeto: 1) Realizar prática semanal de futsal como forma de aliviar as tensões da rotina escolar e promover a socialização entre alunas, servidoras e demais membros da comunidade acadêmica, cuidando de sua saúde física e mental; 2) Promover a interação e aproximação entre alunas e servidoras, bem como membros da comunidade externa, aumentando a participação feminina no futsal no IFMG Betim e 3) Sensibilizar não somente as participantes do projeto, bem como a comunidade acadêmica como um todo, para a presença feminina no futsal.