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Programas e Projetos

por alessander.thomaz publicado 22/04/2016 01h17, última modificação 27/05/2019 10h36

Projetos vigentes:

Edital 11/2018

O letramento crítico como ferramenta para discutir a utopia da imparcialidade jornalística.

Coordenação: Isabel Martins Reis.  Equipe: Gabriela Fonseca Lima, Milena Dias da Silva e Samuel Saurino Conde.

O presente projeto pretende discutir como o letramento crítico pode contribuir para identificar a subjetividade teoricamente ausente nos textos jornalísticos. Para tanto, será desenvolvido um trabalho investigativo, na área da Linguística Aplicada, sobre como o processo de letramento crítico contribui para a identificação de marcas de subjetividade em textos tidos como imparciais e isentos de julgamentos de valores.

Narradores de Betim: Pastoral Operária e mundos do trabalho da cidade de Betim (década de 1980)

Coordenação: Lucas Carvalho Soares de Aguiar Pereira.  Coorientação: Martha Rebelatto. Equipe: Samuel Saurino Conde.

Apesar da intensa articulação entre Igreja e trabalhadores na RMBH desde a década de 1980 e a importância desse processo na organização da luta pelos direitos trabalhistas, ainda há uma enorme lacuna na historiografia e na produção memorialística sobre a história social dos trabalhadores de Betim. Identificar esse silenciamento do passado é o primeiro passo para buscar uma reconciliação entre a memória individual e coletiva e a história acadêmica. O projeto de pesquisa propõe, nesse sentido, a formação de uma rede de História Pública do trabalho e da militância católica em Betim. Voltamos nossa indagação para os possíveis motivos do silenciamento desse processo, identificando as tensões em torno da construção da identidade dos trabalhadores e, em especial, dos próprios habitantes da cidade no que diz respeito às relações entre coletividade, organização social e práticas religiosas. Os trabalhadores de Betim vivenciaram uma experiência de organização social bastante significativa na década de 1980, que pleiteava garantia de direitos trabalhistas, como a estabilidade e melhores salários. Nesse sentido, entendemos que (re)criar e (re)contar a memória da organização dos trabalhadores católicos em Betim configura-se como um espaço de construção de novos sentidos para a coletividade e para organização do mundo do trabalho da cidade. A história pública tem como horizonte a construção de identidade, contribuindo para a apropriação da comunidade local tanto dos trabalhos acadêmicos quanto das discussões sobre seu próprio passado. Trata-se de uma proposta de apropriação desse passado e de diálogo publicamente as histórias dos habitantes de Betim. A pesquisa pretende, desse modo, compreender os usos do passado que os trabalhadores fizeram para dar sentido à sua trajetória, mas também, criar um espaço de interlocução entre produção acadêmica e a comunidade local para dar novos sentidos e usos desse passado, investindo no fortalecimento de laços comunitários. Finalmente, essa proposta pretende dar visibilidade às tecnologias sociais produzidas pelos sujeitos trabalhadores que atuaram junto à Pastoral Operária e, ao mesmo tempo, fomentar a construção de novas tecnologias sociais capazes de orientar os desafios da articulação dos trabalhadores locais face às transformações sociais e políticas que vivenciamos, como o desemprego, a violência, a falta de abastecimento, etc.

Porque eu sou é homem: um estudo discursivo acerca da masculinidade. 

Coordenação: Manuella Felicissimo.  Equipe: Fernanda Gabrielle Gandra e Ana Luiza Santos Paulo

Este projeto se propõe a ampliar as reflexões que vem sendo desenvolvidas acerca das relações de gênero. Trata-se da extensão de um estudo já concluído, o qual procurou analisar as representações sobre o feminino através dos discursos de humor. Neste trabalho, pretende-se analisar a forma como é construída a imagem da masculinidade, a fim de cotejar as duas representações (a masculina e a feminina). Isso permitirá verificar se o discurso de humor sobre o masculino refletirá a masculinidade pelo mesmo viés temático que foi identificado na primeira pesquisa, na qual a figura masculina foi recorrente. Esta proposta insere-se no campo dos estudos discursivos e baseia-se nas contribuições teóricas da análise do discurso de linha francesa, bem como da semiótica greimasiana. Por meio delas, busca apontar a aparência de naturalidade e de neutralidade da linguagem que constrói as identidades de gênero. O objetivo é demonstrar como essas imagens socialmente legitimadas perpetuam os obstáculos que impedem a igualdade nas relações de gênero.

Cinética da fermentação alcoólica de laranja (Citrus sinensis)

Coordenação: Leticia Mendonca Alvarenga.  Equipe: Pedro Henrique Gomes Rezende e Tamara Ribeiro de Oliveira

O Brasil é um grande produtor de frutas, como a laranja, utilizada tanto para consumo direto, como processada pela indústria de alimentos e bebidas. Parte da produção é descartada do consumo in natura por apresentar defeitos nas cascas, tamanhos das frutas, coloração indesejada e problemas na consistência. Esse refugo da produção de laranja pode ser aproveitado para o processamento de produtos de fermentação alcoólica, pois esses defeitos não afetam a qualidade do produto final e teores superiores de açúcares redutores iniciais podem favorecer a fermentação. Pretende-se verificar a influência do teor de sólidos solúveis iniciais no processo de fermentação alcoólica e a concentração de inóculo comercial, comparando os valores dos parâmetros cinéticos dos ensaios fermentativos, como a eficiência da levedura, o rendimento da fermentação e a produtividade. Espera-se otimizar a fermentação de laranja a fim de aproveitar a matéria-prima criando a possibilidade de obtenção de novos produtos a partir de fermentados alcoólicos, como bebidas, vinagres e outros fermentados, que podem ser desenvolvidos por pequenos produtores de laranja.

Intimidação sistemática entre pares (bullying): dados sobre as implicações provocadas por esse tipo de violência no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de  Minas Gerais - campus Betim.

Coordenação: Rosalva Maria Martins dos Santos.  Coorientação: Tatiane Cimara dos Santos Medeiros. Equipe: Caio Victor Gonçalves Pinto

Gateway para integração da comunicação máquina a máquia à internet das coisas

Coordenação: Virgil Del Duca Almeida. Estudante: Arthur Carlos de Faria

A necessidade de se conectar equipamentos e máquinas às redes de dados é uma realidade que agrega um número gigantesco de objetos, ultrapassando a marca dos bilhões de dispositivos conectados. Contudo a diversidade de dispositivos gera uma rede heterogênea, dificultando a conexão entre sistemas de forma eficiente e segura. Neste trabalho, dispositivos microcontrolados foram utilizados para gerar transmissão, tratamento, armazenamento e manipulação de dados para verificar qual protocolo de comunicação é mais eficiente para plataformas restritas. O objetivo principal é produzir um gateway capaz de conectar os diversos sistemas heterógenos a Internet das Coisas de forma eficaz e segura.

A utilização da produção de vídeos/videoaulas feita por alunos visando o favorecimento da aprendizagem matemática

Coordenação: Nadia Helena Braga.  Coorientação: Carlos Eustaquio Pinto. Estudantes: Gabriel Henrique Lara Paschoalin Dias, Gabriel Henrique Reis da Paixão, Nayara Cristina de Matos e Samara Brune Silva.

A presente proposta de pesquisa busca desenvolver e analisar um processo de ensino colaborativo, utilizando tecnologias digitais, produção de vídeo/videoaulas, no sentido de potencializar a aprendizagem matemática, promovendo a interação e o dialogo necessário à construção do conhecimento matemático. Esta pesquisa será desenvolvida com os alunos do Instituto Federal de Minas Gerais/ Campus Betim. Para o desenvolvimento desta proposta, as turmas da professora autora do presente projeto de pesquisa, serão convidadas a participar da mesma. Determinando-se a turma participante, será feita uma pesquisa por meio de um questionário estruturado, visando no sentido de se conhecer os sujeitos e traçar um perfil dos participantes quanto ao conhecimento e a utilização da internet. Em seguida, após os esclarecimentos quanto à proposta do projeto, será apresentado aos alunos uma sequência didática com os conteúdos que deverão ser estudados na disciplina de Matemática e com orientação do professor pesquisador serão elaborados os planos de aula e planos de ação para a produção do vídeo. Os vídeos produzidos pelos alunos serão postados na plataforma do YouTube e os links, serão disponibilizados para as turmas. Atividades relacionadas com o conteúdo do filme serão postadas na plataforma AVA também. Em sala de aula, após todos alunos terem assistido ao filme e realizado as atividades, o grupo de alunos produtores ajudará os colegas esclarecendo as dúvidas que forem elencadas. Acredita-se que ao final deste trabalho os alunos passem a apresentar maiores habilidades em Matemática e, também na utilização das tecnologias.

Leitores de mundo: o ensino de história na contemporaneidade

Coordenação: Martha Rebelatto.  Coorientação: Lucas Carvalho Soares de Aguiar Pereira e Cleidiane Lemes de Oliveira. Estudantes: Emerson Mares Pinheiro, Isabela Soares do Valle, Isabela Soares do Valle e Alice Menezes Batista 

O presente projeto tem entre seus objetivos analisar e contribuir com reflexões acerca do ensino de história, especialmente no processo de construção de alunos capazes de se apropriar do saber como ferramenta para a leitura do mundo e o enfrentamento dos desafios da vida cotidiana. Para atingir este objetivo iremos tornar as aulas - concepção, planejamento e prática como objeto de análise. Pretendemos com isso, realizar uma sólida reflexão sobre o ensino de história na contemporaneidade e, com base nesta reflexão criar uma publicação de material didático voltado para professores. O recorte temático/temporal proposto para este trabalho é “escravidão no Brasil Império”, pretendemos com esta escolha auxiliar instituições e professores a atender os requisitos da lei nº 10.639 de 2003, que estabelece a obrigatoriedade da inclusão no currículo oficial da rede de ensino a temática "História e Cultura Afro-Brasileira”. O presente projeto está alinhado com as pesquisas atuais, ao pensar a sala de aula como um espaço formativo de ressignificação dos conteúdos e os professores como professor-pesquisador que interpretam, elaboram novos sentidos, selecionam e abordam os conteúdos baseados em sua formação e nos objetivos propostos para a disciplina. A metodologia inclui análise das normativas que legislam sobre o ensino de história no ensino médio, seleção de materiais e metodologias para a construção dos planos de aula e aplicação das aulas, tanto no IFMG Campus Betim quanto em instituições de ensino do entorno desta instituição, com o objetivo de testar e aprimorar o material elaborado. Ao final do projeto se espera que as análises realizas possam contribuir no âmbito prático da sala de aula e da melhoria da qualidade do ensino, mas também no científico pelas reflexões teórico-metodológicas em torno da construção das aulas e práticas de ensino. Para além disso, colocar o IFMG Campus Betim como interlocutor com as escolas de Ensino Médio de Betim, abrindo portas para, no futuro, a criação de cursos de formação docente e outras formas de parceria institucionais voltadas para educação.

Construção de Manipuladores Robóticos para o estudo de Robótica Industrial

Coordenação: Michelle Mendes Santos.  Coorientação: Leandro Freitas de Abreu. Estudantes: Bernardo de Souza Silva, Emily Kerolayne Miranda Ferreir, Jennifer Heloisa Damasceno Dias e Pedro Henrique Alves de Souza

O IFMG Campus Betim está inserido na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde se encontram diversas indústrias de processos de manufatura. Nessas indústrias, observa-se grande presença da automação e da Robótica Industrial. Visando atrair o interesse dos estudantes para o tema da Robótica Industrial, este projeto tem o objetivo de desenvolver robôs manipuladores de pequeno porte que, além de capacitar os bolsistas e voluntários participantes do projeto, poderão ser utilizados posteriormente em disciplinas dos cursos técnicos e de graduação e em cursos de extensão.

 

Edital 03/2019

Formação profissional e mundo do trabalho: análise do currículo dos cursos de Ensino Médio Integrado do IFMG Betim

Coordenação: Katia Regina de Sa. Estudantes: Arthur Moreira Diniz Lima e Stefany Isabelle de Araujo 

No início do século XXI eclodiram mudanças nas políticas curriculares brasileiras para o Ensino Médio e para a Educação Profissional, com destaque para a promoção dos cursos de Ensino Médio Integrado (EMI). Os Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia foram criados no bojo dessas mudanças; logo, seus princípios norteadores incorporaram as finalidades esboçadas em tais políticas. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo é investigar a pertinência do currículo que está em desenvolvimento nos cursos de EMI do campus Betim, frente às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Profissional Tecnológico de Nível Médio, às demandas do mundo do trabalho e às necessidades da comunidade, a fim de contribuir para a atualização dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) com os dados oriundos da pesquisa. A metodologia adotada inclui revisão de literatura e pesquisa de campo. A pesquisa de campo será realizada por meio de análise documental e aplicação de questionários e entrevistas. A análise documental será desenvolvida a partir dos seguintes materiais: 1) Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico Institucional, publicados pela Reitoria do IFMG; 2) PPCs dos cursos de EMI do IFMG Betim.  Para a pesquisa com os sujeitos, as técnicas empregadas serão questionários e entrevistas com representantes dos seguintes segmentos: 1) Egressos dos cursos de EMI do IFMG Betim; 2) Coordenadores dos cursos de EMI do IFMG Betim, e 3) Gestores e técnicos atuantes no mercado de trabalho. Os dados serão analisados por meio de triangulação.

Autoria feminina e os livros didáticos do PNLD: um estudo analítico

Coordenação: Aline Alves Arruda. Estudantes: Marina Sales Reis e Samila Luisa de Faria Miranda

O projeto em questão pretende analisar as manifestações de autoria feminina nas coleções de Língua Portuguesa dos livros didáticos escolhidos pelo PNLD de 2018. Essa escolha se dá por ser o livro didático um aliado do professor na transmissão e manutenção dos conteúdos ministrados em sala de aula. As discussões sobre gênero e etnia presentes no âmbito acadêmico e social nos motivam a pensar nos seus desdobramentos acerca do ambiente escolar, não só nos conteúdos curriculares, mas também na maneira como esse debate chega até o os alunos. O que se percebe é ainda um número reduzido de mulheres citadas e estudadas nesses livros. Além disso, quando citadas, ocupam um pequeno espaço ou nota da página inteira, predominando, portanto, o cânone masculino e branco prevalecente na divisão ainda usada de estilos literários. Dessa forma, o que se é pretende descortinar o currículo de Literatura no Ensino Médio por meio do principal instrumento usado pelos professores brasileiros: o livro didático enviado pelo governo para as escolas de todo o país. Compreender e quantificar as escolhas feitas pelos autores dessas coleções, no que tange ao gênero, pode fornecer uma amostra importante sobre como o discurso engendrado chega até o aluno do Ensino Médio. A abrangência desse acervo é uma amostra de como se pode mudar a realidade do ensino de literatura no país se a informação chegar corretamente aos professores e aos estudantes que utilizam em sala o importante instrumento do livro didático

Avaliação do potencial do Tanino extraído da Macaúba (acrocomia aculeata) no tratamento de água

Coordenação: Ligiane Rios Gouvea.  Coorientação: Paulo Eduardo Alves Borges da Silva e Silveria Neves de Paula e Souza. Estudante: Anissa Alves Cunha 

Os serviços públicos de abastecimento devem fornecer sempre água de boa qualidade. Nas estações de tratamento de água são utilizados processos de coagulação e floculação, seguido de sedimentação e filtração. Normalmente, nesses processos, são utilizados coagulantes inorgânicos como sais de ferro e alumínio. Esses compostos geram lodos que precisam ser dispostos posteriormente em aterros específicos. Considerando o exposto, é interessante o uso de coagulantes naturais, que apresentam resultados satisfatórios e que causem menos danos ao meio ambiente e à saúde humana. Esse projeto tem como objetivo avaliar o uso de uma substância natural, o tanino, extraído a partir da casca da Macaúba (AcrocomiaAculeata), no tratamento da água do Rio Betim. Para verificar a obtenção de água potável a partir do uso do tanino, serão avaliados quinze parâmetros físico-químicos diferentes, utilizados para determinação da qualidade da água

 

Saúde adolescente: intensa atividade acadêmica e implicações na saúde do estudante - Estudo de caso do IFMG Campus Betim.

Coordenação: Marcela Camargo Matteuzzo.  Coorientação: Claudia Motta da Rocha Naves e Cristiane Diniz Barbosa. Estudantes: Enzo Morrison Figueiredo Costa Jorge e Glenda Marjorie Pimenta Oliveira

Alguns estudos sobre a qualidade do sono durante a adolescência vêm revelando que a alteração na quantidade mínima de horas e na qualidade deste sono traz consequências na saúde do adolescente, sendo comum os casos de ansiedade e depressão. No âmbito do ensino médio integrado do IFMG-Campus Betim, relatos de adolescentes trazem à tona um acontecimento que deve ser apurado e explorado com atenção, sobre o excesso de atividades extra-classe, induzindo aos alunos a supressão de horas de sono para a realização das atividades acadêmicas. Vários destes estudantes relatam mal estar físico e mental frequente por causa das exigências acadêmicas. O estudo é necessário para averiguar se há adoecimento por parte dos estudantes pela intensidade de atividades acadêmicas, por origem familiar, perdas pessoais significativas, vício em jogos eletrônicos, ou uma mescla destes e de outros fatores que venham a desenvolver problemas de saúde nos estudantes, mais especificamente, no IFMG Campus Betim.

Avaliação da Interação poliacrilamida com Zn2+ proveniente de águas residuais de atividade de galvanização

Coordenação: Silveria Neves de Paula e Souza.  Coorientação: Ligiane Rios Gouvea e Marcela Camargo Matteuzzo. Estudante: Jose Ribeiro de Carvalho

Águas residuais, como aquelas descartadas pelas indústrias que usam o processo de galvanização eletrolítica, podem vir com uma elevada carga de metais pesados. Para responder as exigências do (Conselho Nacional de Meio Ambiente) em sua resolução n° 357/2005, foram desenvolvidas técnicas como a precipitação química que é empregada há bastante tempo com sucesso, a eletrodeposição, a troca iônica, etc. Entre as limitações destas técnicas estão o custo do tratamento, a formação de borra e a regeneração do material para a reutilização. Nesse contexto, o presente projeto pretende estudar a adsorção de íons Zn2+ advindos da indústria de galvanização e que são despejados em cursos d´água da região de Betim.

 

Construção e modelagem matemática de uma planta didática de testes em drones para estudos em engenharia de controle

Coordenação: Leandro Freitas de Abreu.  Coorientação: Michelle Mendes Santos. Estudante: Vinicius Alefe de Aquino 

O presente projeto consiste na montagem e modelagem matemática de uma planta didática de ensaios em um drone. Uma das principais motivações do projeto é permitir o estudo e implementação de técnicas de modelagem e controle de sistemas dinâmicos em um aparato tecnológico atual e de grande uso. Após sua construção, testes e modelagem, a planta seria utilizada por docentes e estudantes do IFMG Campus Betim, de nível técnico e superior, para estudos, treinamento e pesquisa na área de engenharia de controle. A planta é composta, basicamente de um drone, do tipo quadrirrotor, fixado por meio de elásticos em uma base de madeira. Na base de madeira ainda será inserido um controlador, do tipo Arduino, para medição e controle dos motores. O drone será equipado com sensores do tipo acelerômetro, para medição dos ângulos de arfagem e guinada, e sensor ultrassônico, para medição da altura do drone em relação a base fixa de madeira. O projeto prevê a construção da planta física e também a modelagem matemática do sistema, sendo os dois principais produtos do projeto: planta didática e modelo matemático dinâmico do sistema. Esses produtos possibilitarão a implementação, desenvolvimento e ensaios de técnicas de controle no sistema aplicado, com todos os desafios que uma implementação prática pode trazer (e.g. ruído, saturações, não linearidade).

 

BikeCel

Coordenação: Reginaldo Vagner Ferreira.  Coorientação: Marcela Camargo Matteuzzo. Estudante: Bruna Ribeiro Santos 

Sistemas alternativos de geração de energia elétrica têm recebido cada vez mais a atenção de pesquisadores e desenvolvedores de tecnologia em nível mundial. Este fenômeno deve-se principalmente a crises energéticas, econômicas e questões ambientais. A busca de soluções para as questões energéticas e ambientais constituem as principais motivações para o presente projeto, que propõe a construção de dispositivos de geração de energia por bicicletas fixas, que poderão ficar disponíveis para uso da comunidade acadêmica do IFMG campus Betim. Tecnologias mecânicas e eletroeletrônicas serão utilizadas para o desenvolvimento do protótipo, bem como ferramentas de softwares de projetação. A proposta inclui a divulgação dos resultados parciais no SIC 2019.