Você está aqui: Página Inicial > Apoio > Assistência Estudantil
conteúdo

O que é o Programa?

por Tatiana Toledo Ferreira publicado 09/01/2018 14h22, última modificação 29/06/2018 17h11

  

 

 

O que é o Programa de Assistência Estudantil do IFMG?

O Programa de Assistência Estudantil - PAE - do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais tem por finalidade assegurar a permanência dos estudantes matriculados em um dos cursos presenciais oferecidos pelo IFMG, com fins de reduzir e minimizar a evasão motivada pela falta ou insuficiência de recursos financeiros e viabilizar a igualdade de oportunidades.

Quem pode participar?

Estudantes dos cursos presenciais do IFMG. Só poderão receber os auxílios aqueles que estiverem matriculados em, no mínimo, 3 (três) disciplinas, vinculadas à frequência mínima de 75% (por disciplina) apurada bimestralmente e que se encontrem em situação de insuficiência de recursos financeiros e sociais, avaliada pelo Núcleo de Assistentes Sociais do IFMG - NASIFMG.

Como participar?

Para concorrer aos auxílios de critérios socioeconômicos, o candidato deverá consultar os editais que são divulgados no site do IFMG - Campus Ouro Preto e seguir as orientações. Também são afixados cartazes em localidades do campus indicando prazos e procedimentos para a inscrição.

 

Quais são as modalidades de auxílio oferecidas?

Bolsa
Permanência

A bolsa permanência é um auxílio financeiro que tem por finalidade minimizar as
desigualdades sociais e contribuir para a permanência dos estudantes no IFMG,
possibilitando a integralização do seu curso. Os valores referentes à bolsa permanência serão estabelecidos de acordo com o orçamento previsto para o ano de 2018 e o período de vigência para concessão desse auxílio será estabelecido no edital. 

Auxílio-
Alimentação

Refeição (almoço ou jantar) gratuita nos campi que possuem restaurante.
Alojamento

- Compreende a concessão de moradia nos campi que possuem alojamento aos estudantes
que atendam a critérios socioeconômicos, prioritariamente para os estudantes adolescentes cujo núcleo familiar encontra-se em um raio de no mínimo 50 km do local do campus, em outro município ou zona rural. No caso de Ouro Preto, o alojamento é apenas masculino.

 

  Dos critérios de seleção

 - A análise socioeconômica será realizada pelo Núcleo de Assistentes Sociais do IFMG - NASIFMG -, por meio das informações apresentadas por cada estudante no questionário e comprovadas por documentação.

- Para a avaliação socioeconômica dos estudantes serão utilizados os seguintes indicadores socioeconômicos da família: renda familiar bruta mensal per capita, bens patrimoniais, situação de trabalho/ocupação, grau de escolaridade do provedor do núcleo familiar, situação de moradia da família, procedência escolar do estudante, meios de transporte, composição familiar, doenças e grupo de risco.

- Caso julgue necessário, o NASIFMG poderá realizar consultas a informações públicas, entrevistar o estudante e/ou demais pessoas da família, solicitar documentação adicional e realizar visita domiciliar tendo a finalidade de subsidiar o parecer técnico do assistente social.

 Do resultado final

O resultado final, após a análise da documentação comprobatória, será divulgado pelo Serviço Social.

 


 

Dúvidas e informações

Serviço Social do IFMG - Campus Ouro Preto

Telefone: (31) 3559-2210

 Siga nosso grupo no Facebook: Serviço Social - IFMG Ouro Preto

 

 

registrado em: