Você está aqui: Página Inicial > Cursos > Técnico > Técnico em Metalurgia (I)
conteúdo

Técnico em Metalurgia (I)

por - publicado 22/04/2016 16h41, última modificação 26/09/2019 13h15
 Produção  Turno: Integral
Duração: 3 anos
Vagas:  80 vagas anuais
Ingresso: Processo Seletivo e transferências
 

Apresentação

Tem como objetivo formar profissionais com conhecimentos, habilidades e atitudes que os tornem capazes de atuar no mundo do trabalho, desenvolvendo atividades de extração dos metais e suas ligas, a partir de seus respectivos minérios, assim como transformar (conformar e adequar estruturalmente) estes metais e ligas, para posterior utilização pelo homem.
 

Perfil Profissional

O profissional formado pelo IFMG - Ouro Preto no curso Técnico Integrado em Metalurgia tem visão crítica da sociedade, é criativo, empreendedor e capaz de desenvolver atividades inerentes a sua área de formação.

É o profissional que atua junto ao engenheiro metalúrgico em trabalhos relativos à análise, à extração e ao emprego de metais e ligas metalúrgicas. Supervisiona as tarefas desenvolvidas por grupos de operários.

Extrai e conforma metais; produz ligas metálicas; controla a qualidade de processos metalúrgicos e produtos metálicos; inspeciona equipamentos; planeja a produção; padroniza produtos metálicos e auxilia no desenvolvimento de projetos do setor metalúrgico; faz pesquisa para melhoria da qualidade de processos e produtos para o desenvolvimento de novos materiais para atender às exigências do mercado; presta assistência técnica e efetua vendas de produtos e equipamentos do setor metalúrgico e atua em indústrias metalúrgicas (produção de metais não-ferrosos) e siderúrgicas (produtos de aços e ferros fundidos); em centros de pesquisas e laboratórios de prestação de serviços para controle de qualidade; em indústrias afins à Metalurgia, como a produção de artigos refratários, automobilísticos, navais, aeronáuticos, mecânicos e outros

O técnico em Metalurgia deve dominar um conjunto integrado de conhecimentos, habilidades e atitudes, que o tornam um profissional capaz de prever, projetar e implementar as necessárias e constantes inovações tecnológicas, em sua ampla área de atuação, além de demonstrar qualidades pessoais tão importantes quanto o conhecimento técnico.

Informações Gerais

Denominação do Curso: Curso Técnico em Metalurgia
Ato Autorizativo: Portaria MEC nº 081 de 25 de setembro de 1981
Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais 
Modalidade oferecida: Integrado
Título acadêmico conferido: Técnico em Metalurgia
Modalidade de ensino: Presencial 
Regime de Matrícula: Anual por série 
Tempo de Integralização: Mínimo de 3 anos e máximo de 6 anos 
Total de Vagas Anuais: 80 vagas
Turno de Funcionamento: Integral 
Carga Horária Total das Disciplinas Básicas: 2.573 horas 
Carga Horária Total das Disciplinas de Formação Específica: 1.204 horas 
Carga Horária Total do Curso: 3.812 horas 
Endereço do Curso: Rua Pandiá Calógeras, 898 – Bauxita – Ouro Preto – MG 
Forma de ingresso: o acesso ao curso ocorrerá mediante processo seletivo, conforme previsto em Edital Público, bem como por processo de transferência interna ou externa. 
Coordenador de Curso/Titulação/E-mail: Cássio Antônio Mendes Lacerda / Engenheiro Metalúrgico e Mestre em Engenharia de Materiais/ cassio.lacerda@ifmg.edu.br

Documentos