Você está aqui: Página Inicial > Extensão > Projetos > Junho de 2015 a Agosto de 2016 > Educação > A construção da autonomia em estudantes do ensino fundamental e do ensino médio através do ensino por investigação
conteúdo

A construção da autonomia em estudantes do ensino fundamental e do ensino médio através do ensino por investigação

por Thiago Gomes publicado 09/01/2018 11h53, última modificação 09/01/2018 11h53

Pretendemos com essa pesquisa estudar a construção da autonomia em estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio através do método de ensino por investigação, que é uma nova forma de ensino discutida recentemente, sobretudo, na área de ciências, com o objetivo de aproximar a “ciência escolar” da “ciência dos cientistas”. Esse método de ensino permite que o estudante tome a atitudes de solucionar problemas de forma criativa, ou seja, propõe ao aluno a responsabilidade de resolver problemas segundo seu próprio conhecimento e interesse. Sendo assim, dois grupos pequenos de estudantes serão formados (um do Ensino Fundamental e outro, do Ensino Médio) e vão construir a própria proposta de estudo sobre tema, assunto ou fenômeno que seja de interesse deles. Por meio da intervenção dos bolsistas, os alunos desenvolverão atividades que ganharão o contorno da presente pesquisa e, ao final, socializarão na escola para os colegas de classe; depois no encontro da Física ou na Semana de Ciência e Tecnologia no IFMG - Campus Ouro Preto. Serão avaliados no decorrer de cada uma das etapas por um instrumento de avaliação que qualifica suas perguntas, atitudes e procedimentos da etapa de conhecimento seguindo a teoria piagetiana; seus discursos serão analisados de acordo com a teoria bakhtiniana e as atividades, necessariamente, serão filmadas, gravadas e transcritas para a análise de dados.

Orientador: Denise Conceição das Graças Ziviani

Co-orientador: Jéssica Oliveira Alves