Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SIOP: Campus promove 1º Simpósio sobre Inclusão em Ouro Preto em parceria com outras instituições
conteúdo

Notícias

SIOP: Campus promove 1º Simpósio sobre Inclusão em Ouro Preto em parceria com outras instituições

publicado: 29/05/2019 12h39, última modificação: 17/06/2019 10h14

Será realizado entre os dias 25 e 27 de junho o 1º Simpósio sobre Inclusão em Ouro Preto (SIOP). A convite da Associação Nacional dos Educadores Inclusivos (ANEI), sobretudo, pela proposta de criação de uma representação municipal da ANEI em Ouro Preto, o evento foi organizado por instituições ouro-pretanas e de representação nacional que atuam diretamente com inclusão na educação, na saúde e na sociedade de um modo geral, como o IFMG - Campus Ouro Preto, a Universidade Federal de Ouro Preto, a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Regional de Educação de Minas Gerais. 

Além do 1º SIOP, o evento contará com a realização de outros eventos paralelos, como o  Encontro de Núcleos de Inclusão, em Minas Gerais, o Encontro da Associação Nacional de Educadores Inclusivos – Brasil e o  Encontro Nacional de Arte-Educação Inclusiva.

O evento, que terá como tema, "Saúde, educação e diversidade", conta com um comitê organizador composto por profissionais que estudam, pesquisam e trabalham com minorias, pessoas com deficiência, surdos, negros, ribeirinhos, mulheres e população LGBTI+. O Simpósio pretende, ainda, investir no levantamento e no diálogo com questões que afetam e contribuem diretamente a atuação de profissionais, pesquisadores e estudiosos do campo da Educação. Assim, assuntos como Educação Inclusiva e Núcleos de Inclusão (NAPNEs, NAIs, NEABIs, NUPAs, etc); Educação profissional, trabalho e Renda (Aprendizagem Profissional); Cultura e Arte–Educação Inclusiva e Formação para o Atendimento Educacional Especializado são algumas das temáticas que irão servir como eixos condutores para a constituição do SIOP.

Para a diretora-geral do IFMG - Campus Ouro Preto, Maria da Glória dos Santos Laia, que integra a comissão organizadora, o evento deverá trazer uma rica contribuição para que discussões acerca da inclusão sejam abordadas. "Nas atividades, poderemos contar com oficinas, debates, apresentações orais, experiências exitosas, palestras, demonstrações de novas tecnologias e equipamentos. A ANEI tem importante atuação nesta seara e tem se dedicado com muita intensidade para que os profissionais da inclusão tenham apoio e a comunidade em geral seja esclarecida sobre esse tema. O Campus Ouro Preto, como primeira instituição da Rede Federal a constituir o NAPNEE, sente-se honrado em contribuir na organização deste evento, que certamente trará excelentes resultados para todos e todas que participarem". 

Para se inscrever ou submeter trabalhos, acesse o site do evento, onde também é possível conferir a programação completa: www.1siop.com.br