Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Institucional
conteúdo

Institucional

por Brasil última modificação 27/06/2017 16h48

A Instituição

por Brasil publicado 04/06/2013 09h41, última modificação 26/03/2018 18h48

O IFMG

O Governo Federal com intuito de ampliar a Educação Profissional concebeu os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) foi criado em dezembro de 2008 pela Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, mediante a integração dos Centros Federais de Educação Tecnológica de Ouro Preto e Bambuí, suas respectivas Unidades de Ensino Descentralizado (UNED’s) de Congonhas e Formiga, da Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista e da unidade de Governador Valadares.

O IFMG é uma autarquia da rede federal de educação pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino.

O Instituto Federal de Minas Gerais tem como missão: Promover educação básica, profissional e superior, nos diferentes níveis e modalidades, em benefício da sociedade.


O Campus Avançado Ponte Nova e seu histórico

O IFMG - Campus Avançado Ponte Nova foi oficializado a partir da assinatura de convênio de cooperação técnica entre o Instituto Federal de Minas Gerais e a Prefeitura Municipal de Ponte Nova, no dia 21 de janeiro de 2014, para celebrar a parceria entre o município e o instituto.

O Campus Avançado Ponte Nova tem sua sede localizada na Praça José Emiliano Dias, nº 87, Centro, Ponte Nova, MG. O prédio pertencia à União e foi repassado ao Ministério da Educação e Cultura – MEC, para a construção do centro de ensino. As atividades do Campus Avançado Ponte Nova tiveram início em junho de 2014, quando se iniciaram as ações para o funcionamento das primeiras turmas de cursos técnicos subsequentes em administração e em informática, cujas aulas tiveram início em agosto de 2014.

No período de agosto de 2014 a dezembro de 2014, os cursos funcionaram provisoriamente na Escola Municipal José Maria da Fonseca, espaço cedido pelo município. Em dezembro de 2014, com o projeto de iniciar também as turmas de cursos técnicos integrados em administração e em informática, o município cedeu ao IFMG o espaço vizinho à área pertencente ao instituto, com infraestrutura e espaço pertinentes ao funcionamento das turmas de cursos técnicos integrados e subsequentes. Tal espaço, localizado na Praça José Emiliano Dias, nº 6A, Centro, encontra-se em frente a área pertencente ao IFMG, ficando como sede provisória do campus até a finalização da obra da sede própria.
 

ORGANOGRAMA IFMG CAMPUS  AVANÇADO PONTE NOVA