conteúdo

Apresentação

publicado 16/01/2019 21h03, última modificação 16/01/2019 21h05

O Observatório da Educação Profissional e Tecnológica de Minas Gerais é uma rede de pesquisadores formada com o objetivo de estudar o impacto da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) nas regiões de influência das 64 unidades espalhadas pelo Estado de Minas Gerais.

O Observatório irá produzir conhecimento sobre a realidade local e regional na qual as unidades da Rede Federal estão inseridas, de forma a apoiar o planejamento estratégico dos setores de Ensino, Pesquisa, Extensão e Desenvolvimento Institucional. Da mesma forma, cumpre também analisar continuamente o impacto dos Institutos Federais e CEFET na transformação do ambiente social e econômico, de modo a aferir se a Rede tem realmente atuado como indutora do Desenvolvimento Regional. Uma gestão eficiente demanda, para além do conhecimento e preparo dos dirigentes, a disponibilização de informações de qualidade, atualizadas e dirigidas as questões que se colocam diuturnamente no planejamento.

Sua estrutura de funcionamento é em Rede, a partir da atuação de grupos de pesquisadores das seis instituições da RFEPCT em Minas Gerais, com Coordenação do Instituto Federal de Minas Gerais. A proposta é que se desenvolvam pesquisas cujos resultados possam ser utilizados como apoio à tomada de decisão dos gestores destas instituições. Serão desenvolvidos estudos voltados a compreender o ambiente interno da Rede, como a verticalização (itinerários formativos), o perfil dos servidores, trajetória dos egressos, bem como o ambiente externo, incluindo os impactos nos arranjos produtivos, culturais e sociais.