Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Valadares aprova projeto junto ao Ministério do Meio Ambiente
conteúdo

Notícias

Campus Valadares aprova projeto junto ao Ministério do Meio Ambiente

O projeto Sala Verde prevê um espaço dedicado ao desenvolvimento de atividades de caráter educacional voltadas à temática socioambiental e cultural.
publicado: 13/06/2018 09h56, última modificação: 13/06/2018 11h01
Estudantes durante atividade na Semana de Meio Ambiente do Campus Governador Valadares

Estudantes durante atividade na Semana de Meio Ambiente do Campus Governador Valadares

O Campus Governador Valadares celebra a aprovação do Projeto Sala Verde - Núcleo de Educação Ambiental (NEA/IFMG-GV) junto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA). Essa é mais uma ação voltada à temática socioambiental realizada pela unidade, que vem promovendo várias atividades e projetos nesse sentido.Trata-se de um espaço dedicado ao desenvolvimento de atividades de caráter educacional voltadas à temática socioambiental e cultural, que visam contribuir e estimular a discussão crítica, a organização e o pacto social, o fortalecimento de identidades grupais, levando à formação de cidadãos mais informados, participativos e dedicados ao processo de construção de sociedades sustentáveis. 

O coordenador do projeto, prof. Luiz Penna, explica o objetivo da iniciativa. “Desenvolver ações de educação ambiental e educomunicação no campus e fora dele, promovendo a médio e longo prazo o enraizamento da educação ambiental formal, não formal e informal no IFMG-GV, formando cidadãos conscientes, críticos capazes de intervir na realidade. Visa ainda estabelecer o desenvolvimento de uma relação sustentável entre a população da Bacia Hidrográfica do Médio Rio Doce e o meio ambiente, com a construção de um processo de valorização, recuperação, enriquecimento, ampliação e manutenção dos recursos naturais como busca de melhor qualidade de vida”.

Beneficiários

Entre o público-alvo do projeto estão professores, estudantes e funcionários da rede privada e pública do município e região, alunos e servidores do IFMG-GV, produtores rurais, associações não-governamentais, clubes da terceira idade.

Uma equipe profissional multidisciplinar, formada por professores e técnicos-administrativos do IFMG-GV com as mais diversas formações e experiências, compõem o corpo técnico do projeto.

Cronograma

As primeiras ações do projeto estão previstas para o segundo semestre de 2018. Entre as atividades constam a recepção dos materiais enviados pelo MMA e catalogação do acervo, organização do espaço e inauguração da Sala Verde, desenvolvimento de palestras, cursos e eventos voltados à temática.