Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do Campus Congonhas se destacam em evento de inovação
conteúdo

Notícias

Estudantes do Campus Congonhas se destacam em evento de inovação

publicado: 24/05/2019 16h45, última modificação: 24/05/2019 16h45

Os alunos do  Campus Congonhas se destacaram durante a realização do 1º Startup Weekend Congonhas, que marcou o pré-lançamento do QG de Inovação do município. As equipes que desenvolveram os três projetos finalistas e também o projeto que recebeu Menção Honrosa, tinham entre seus integrantes alunos do IFMG. 

Durante o evento, estudantes e profissionais diversos devem montar times e criar novas startups em apenas 54 horas, com o apoio de mentores e de especialistas. Após terem suas ideias aprovadas, as oito equipes participantes foram para as ruas para identificarem a existência do problema que inspirou cada uma dessas ideias. A etapa seguinte é encontrar uma solução e iniciar o projeto do mínimo produto viável.

As sete equipes foram avaliados por uma banca de três jurados: Ludimila Gonçalves, assessora jurídica para Startups e Microempresas; Lorraine Acipreste, diretora de Interação com Ecossistema e Mídias Digitais da Comissão de Direito para Startups da OAB MG Oficial; e Aristides Rocha Araújo, responsável pela coordenação do escritório SEBRAE da microrregião Alto Paraopeba e Inconfidentes.

Para Vinny Machado, um dos mentores do Startup Weekend Congonhas, Embaixador e Curador do Startups & Makers da Campus Party Brasil, “os participantes desta edição mostraram muita energia. Foi incrível perceber como estão abertos à mudança, porque se muda muito da ideia até se chegar ao projeto final em uma atividade como esta, as pessoas estavam competindo contra os valores e crenças limitantes, e não contra outras pessoas. O mais interessante foi a quantidade de gente sugerindo ideias. E quando a gente batia, eles assimilavam e agradeciam. Aqui o mais importante foram as equipes, e não as ideias.” 

Vencedores:
A startup “Viaje Já”, com a participação do aluno Fernando Baia do Curso de Engenharia de Produção do IFMG Campus Congonhas, conquistou o primeiro lugar. A equipe ganhadora partiu da dificuldade das pessoas em definir para onde viajar e como fazer o roteiro da viagem.

Em 2º lugar, ficou a startup “Meu Sócio”, com a participação das alunas Ana Gabriela Borges e Bruna Sales Ferreira, do Curso de Engenharia de Produção, que pretende juntar programadores que não possuem ideia com pessoas que possuem ideias. 

E, em 3º lugar, a startup “Avalia Aí”, com a participação das alunas Ana Paula Andrade e Daphne Oyarce do Curso de Engenharia de Mecânica , cuja proposta é a avaliação das condições de carros usados para compra. 

A menção honrosa ficou para a “Respire”, startup que propôs o desenvolvimento de um aplicativo que funcionaria como um diário virtual. Os alunos Dyego Fernandes e Jefter Victor Gonçalves, da Engenharia Mecânica e Taciane Mapa do curso de Engenharia de Produção integravam essa equipe.

 As três primeiras classificadas estão pré-inscritas para o programa de aceleração de startups criado pela Prefeitura de Congonhas. Nesse processo, será aberto um edital para que empreendedores participem de projeto com duração de oito meses para que startups saiam do QG da Inovação já em operação e gerando dinheiro.  

 O  1º Startup Weekend Congonhas foi realizado pelas empresas Google, Techstars e I Love Pixels e contou com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Faculdade e Colégio Santa Rita (FASAR), Grupo UNINTER e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

 

Comunicação - Campus Congonhas