Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG nas Escolas: Campus Arcos desenvolve projeto que une Engenharia Mecânica e Arte
conteúdo

Acontece nos Campi

IFMG nas Escolas: Campus Arcos desenvolve projeto que une Engenharia Mecânica e Arte

publicado: 20/05/2019 09h52, última modificação: 21/05/2019 15h13

 Alunos dos colégios Escola Estadual Yolanda Jovino Vaz, E. E. José Geraldo de Melo e Instituto Pedagógico Arcoense (Inpa) receberam o projeto “Engenharia & Arte: processos de fabricação”, promovido pelo IFMG em Arcos. A proposta é desenvolvida e coordenada pelo professor Jefferson Silva, com o suporte de bolsistas e voluntários. 

O projeto coloca os alunos em contato com o universo da Engenharia, como explica o professor Jefferson: "a partir dos processos de fabricação, por exemplo, descobrem que a mecânica está relacionada à produção desde objetos simples, como o garfo e o prato usados na hora da merenda até os foguetes enviados ao espaço".

"É interessante que alguns alunos nos perguntam o porquê de se fazer Engenharia e qual a relação entre o mosaico e o nosso estudo"

Por meio de mosaicos, os estudantes exploram processos da Mecânica como: Plasma, Extrusão, Soldagem e Metalurgia do pó e suas obras criadas serão exibidas numa exposição de arte e ilustrarão mais um livro da série Engenharia & Arte.

Segundo o docente, é possível perceber que os alunos passam a conhecer e se interessar pela área das engenharias. “É interessante que alguns alunos nos perguntam o porquê de se fazer Engenharia e qual a relação entre o mosaico e o nosso estudo”, explica Welsey Oliveira, aluno do Instituto e bolsista no projeto.

Para receber o projeto nas escolas ou obter mais informações, basta a direção entrar em contato com o coordenador (clique aqui).