Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG oferta 91 vagas pelo SISU em cinco cursos de graduação
conteúdo

Notícias

IFMG oferta 91 vagas pelo SISU em cinco cursos de graduação

Inscrições serão realizadas entre 4 e 7 de junho. Há vagas para os cursos de Administração, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Tecnologia em Gestão da Qualidade e Tecnologia em Processos Gerenciais.
publicado: 29/05/2019 10h18, última modificação: 29/05/2019 10h18

O IFMG vai disponibilizar, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), 91 vagas destinadas à seleção de candidatos para seus cursos de graduação, com ingresso no segundo semestre de 2019. As vagas estão dispostas, conforme determinação do edital 63/2019, da seguinte maneira: 16 para Engenharia Mecânica, 20 para Engenharia de Produção, 18 para Tecnologia em Gestão da Qualidade, 20 para Administração e 17 vagas para Tecnologia em Processos Gerenciais. Os cursos estão distribuídos, respectivamente, pelos campi Congonhas, Governador Valadares, Ouro Preto e os dois últimos em Ribeirão das Neves.

A oferta de vagas segue determinações dispostas na Lei nº 12.711/2012. Assim sendo, 50% delas são destinadas ao acesso pela modalidade de vagas reservadas. A escolha por qual ação afirmativa deseja ingressar deve ocorrer no ato da inscrição no portal do Sisu (no ato de matrícula, deverá haver comprovação da condição). A outra metade das vagas fica destinada à ampla concorrência.

Para concorrer, o candidato deve ter participado, como requisito básico, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano 2018. As inscrições no SISU deverão ser realizadas entre 4 e 7 de junho pelo portal do sistema. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 10 de junho pelo mesmo site.

Matrícula e lista de espera

Após a divulgação dos resultados, para os candidatos que não foram selecionados em primeira chamada, a inscrição na lista de espera deverá ser efetivada até 17 de junho.

Já para os selecionados, o prazo para a realização da matrícula junto ao IFMG vai de 12 a 17 de junho, sendo que as documentações necessárias estão descritas no item 4 do Termo de Adesão. A matrícula deve ser efetuada, de maneira presencial, no campus para o qual o candidato foi selecionado. As datas e horários destinados às matrículas serão divulgadas na página de processos seletivos do IFMG. Além disso, os termos e declarações específicos para candidatos selecionados via reserva de vagas constam na mesma página.

Sisu

O Sisu é um sistema de seleção gerido pelo Governo Federal, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para efetuar a inscrição, o estudante deve acessar o site, informar o número de inscrição e a senha do Enem 2018, e escolher, por ordem de preferência, duas opções de cursos ofertados por alguma das instituições cadastradas, a exemplo do IFMG.

A partir daí, durante todo o período de inscrição, o sistema promove uma atualização diária da nota de corte, mediante às novas inscrições. Isso possibilita ao estudante uma noção mais clara de suas chances no processo de seleção, permitindo que ele altere suas escolhas quantas vezes quiser até o fim do prazo destinado às inscrições. Porém, o sistema considera como válida a última opção ao fim do período de inscrições.

Clique aqui e acesse o edital e demais documentos.