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Nota máxima!

Pela segunda vez consecutiva, curso de Tecnologia em Gastronomia do Campus Ouro Preto consegue conceito 5 no Enade
publicado: 14/10/2019 10h52, última modificação: 14/10/2019 10h52

O curso de Tecnologia em Gastronomia do Campus Ouro Preto conquistou, pela segunda vez consecutiva, a nota 5  (conceito máximo!)  no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). O resultado da prova aplicada em 2018 foi divulgado em 4 de outubro e mostrou que somente 5,8% dos cursos de graduação conseguiram atingir a nota 5. Dentre eles, a maior parte é ofertada por instituições públicas federais.

O curso  já havia alcançado esse mesmo desempenho na última avaliação pela qual passou, em 2015. A professora Luanda Batista ressalta o fato de o curso ter sido o único em Minas Gerais a obter a nota 5 em 2018. “Esta conquista representa que estamos fazendo um bom trabalho, condizente com as expectativas que a sociedade tem em relação à formação de um gastrônomo. Mostra que estamos no caminho certo, embora ainda tenhamos que superar alguns desafios, principalmente estruturais, devido à falta de investimento”, destaca.

“Atribuo este desempenho ao fato de conseguirmos proporcionar aos estudantes leituras e desafios que vão além da questão técnica da área" (Luanda Batista, professora)

Segundo o relatório publicado pelo Inep, os alunos do curso obtiveram  notas médias superiores à média obtida por estudantes em todo o Brasil, tanto nos componentes de formação geral, quanto nos componentes de formação específica. “Atribuo este desempenho ao fato de conseguirmos proporcionar aos estudantes leituras e desafios que vão além da questão técnica da área, propondo análises, dentro de sala de aula, que abracem toda uma ideia da sociedade. Acho importante destacar também o papel da avalição durante o processo do curso. Se você faz avaliações que propõem uma reflexão maior para o aluno, ele entende que não pode ficar em uma caixinha, ele tem que expandir. O processo de avaliação que temos tentado buscar, corrigir e melhorar é sempre nesse sentido”, afirma a professora.

Aspectos do curso que foram destacados positivamente pelos estudantes no questionário que integra o Enade reforçam a fala da professora, entre eles, a articulação do conhecimento teórico com atividades práticas e a contribuição do curso para o desenvolvimento da consciência ética para o exercício profissional. Para Luanda Batista, relacionar a formação técnica e o “mundo real” em que os estudantes estão inseridos é o diferencial do curso ofertado pelo IFMG. “É preciso trabalhar a profissão de maneira séria e colocar esse aluno como um ser social. Embora seja importante o hedonismo na profissão, ele não é o que mais importa”, afirma.

Sobre o Enade

O Enade é o exame aplicado pelo governo federal aos estudantes ingressantes e concluintes de cursos de graduação com o objetivo de avaliar o desempenho dos alunos em relação a conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. Cada curso é avaliado a cada três anos.

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