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Saiba como evitar o famoso 'branco' na hora da prova

No sexto episódio do 'Dá o play!', o psicólogo Daniel Pedrosa dá dicas sobre como gerenciar ansiedade antes de uma prova e sugere aplicativos para te fazer relaxar.
publicado: 05/11/2019 16h39, última modificação: 05/11/2019 16h39

Quem nunca passou por um 'branco' na hora de uma prova ou diante de uma situação importante? Pois saiba que esse bloqueio repentino é muito comum entre vestibulandos e concurseiros. No sexto episódio do 'Dá o play!', o podcast do IFMG, o psicológo Daniel Pedrosa dá dicas importantes para manter o foco, planejar a rotina de estudos, além de técnicas e sugestões de aplicativos para controlar a ansiedade antes do vestibular ou do concurso público.

Ouça o podcast AQUI


Segundo Daniel Pedrosa, o 'branco' nasce das informações que não foram retidas na memória. "O cérebro não consegue prestar atenção em várias coisas ao mesmo tempo e ainda reter todas as informações. É preciso foco nos principais pontos de estudo e controle do nervosismo durante a prova", disse ele.

E para que o conteúdo seja bem assimilado não adianta estudar longas horas e não absorver nada, pois o que vale é a qualidade do tempo de estudo. Por isso, no final da década de 80, um universitário italiano desenvolveu uma técnica chamada "Pomodoro" que aumenta a produtividade nos estudos, o foco na atividade desempenhada e na habilidade de gerenciar o tempo. Veja abaixo como funciona a técnica:

                                                                                      Método Pomodoro

1. Faça uma lista do que você deve estudar durante o dia;
2. Use um cronômetro e divida seu tempo em blocos de 25 minutos (chamados pomodoros);
3. Após o término de um bloco de 25 minutos faça uma pausa de 5 minutos (faça um alongamento e evite o descanso com redes sociais e o telefone celular);
4. Risque a tarefa quando for finalizada;
5. Repita isso todos os dias e vá cumprindo sua meta de estudo.

Importante! 

Evite qualquer interrupção quando estiver usando o Pomodoro. O objetivo da técnica é justamente obter o máximo de concentração na tarefa e caso haja interrupções inevitáveis, você deve reiniciar o pomodoro. Outro detalhe importante é que a cada quatro blocos de 25 minutos (100 minutos) você deve descansar por 30 minutos para 'oxigenar o cérebro' e aumentar a agilidade mental.

Aplicativos para te ajudar a relaxar
Apesar do celular ser o grande 'vilão' na distração dos estudantes, a tecnologia pode ser uma grande aliada no controle da ansiedade. Existem diversos aplicativos - gratuitos e pagos - que podem auxiliar o usuário com dicas e técnicas de meditação, respiração e concentração. No podcast, o psicólogo Daniel destacou alguns: o Medita!, 5 minutos, Calm e o Zen.