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Ouvidoria Geral do IFMG

publicado 05/04/2017 14h52, última modificação 31/08/2017 15h59

O que é?

A Ouvidoria Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais é uma unidade de assessoramento, com natureza mediadora, sem caráter administrativo, executivo, deliberativo ou decisório, cuja finalidade é aprimorar os canais de comunicação e os relacionamentos interinstitucionais com a comunidade visando ao aperfeiçoamento dos serviços prestados no âmbito institucional. A Ouvidoria Geral foi instituída e regulamentada pela Portaria 686/2014 do IFMG. Em atendimento à Portaria 3681 da CGU, que obriga as ouvidorias de autarquias federais a repassarem relatórios sobre as manifestações recebidas, o IFMG adotou o e-OUV (Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal), que gera e remete os relatórios exigidos à CGU automaticamente pelo próprio sistema.

No exercício de suas atribuições, a Ouvidoria atua de forma a:

•Avaliar a procedência das solicitações recebidas e encaminhá-las às unidades organizacionais pertinentes para apreciação e resposta;

•Acompanhar as providências adotadas para garantir uma resposta ao solicitante;

•Incentivar a apresentação de sugestões que contribuam na construção de soluções para a prestação de um serviço melhor ao público interno e externo;

•Implementar medidas de prevenção e mediação de conflitos entre o cidadão e a instituição;

•Garantir o direito de acesso à informação no que se refere às atividades desenvolvidas no âmbito institucional;

•Repassar os temas recorrentes das solicitações da Ouvidoria aos Gestores da Instituição de modo a assegurar soluções definitivas para os problemas mais abordados;

•Contribuir para a disseminação de formas de participação popular no acompanhamento e na fiscalização dos serviços prestados no âmbito do IFMG.

Quem pode recorrer à Ouvidoria?

Todos aqueles que utilizam os serviços prestados pelo IFMG, bem como os que prestam serviços no âmbito institucional. Nos campi, os interessados devem recorrer primeiramente à Ouvidoria Local e, só posteriormente, caso a demanda não seja atendida, acionar a Ouvidoria Geral.

Quais manifestações podem ser encaminhadas para Ouvidoria?

• Denúncias;
• Elogios;
• Reclamações;
• Solicitações;
• Sugestões.

Canais de Contato

Para encaminhar sua manifestação para a Ouvidoria do IFMG utilize o e-Ouv (Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal). Clique aqui para ser direcionado para o e-Ouv, sistema no qual você precisará realizar cadastro para enviar sua manifestação.

Ao se cadastrar, o cidadão poderá optar por se identificar ou não, com ou sem restrição de identificação (a identidade será preservada no tratamento quando o manifestante indicar restrição). Ao optar por não se identificar, não será possível acompanhar o andamento da manifestação. Acesse aqui o material de apoio com instruções para uso do Sistema e-Ouv.

Obs: os pedidos de acesso à informação (que não se classificam em denúncia, elogio, reclamação, solicitação e sugestão) devem ser encaminhados via e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão). Clique aqui.

Em caso de dúvidas entre em contato conosco pelo e-mail: ouvidoria@ifmg.edu.br.

Sala das Ouvidorias

A Sala das Ouvidorias apresenta dados sobre as manifestações feitas por meio do Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal acerca da qualidade dos serviços públicos: https://sistema.ouvidorias.gov.br/salaouvidorias/index.html

Ouvidor Geral: André Luis Resende (Portaria 200/2017 do IFMG).

Ouvidora Substituta: Jaqueline Souza Garcia

Relatório Semestral da Ouvidoria Geral - Julho de 2017

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