Você está aqui: Página Inicial > PDI > Metodologia
conteúdo

Metodologia

publicado 21/09/2018 17h22, última modificação 21/09/2018 17h45

O desenvolvimento e a implantação do Plano de Desenvolvimento Institucional requer uma estrutura de papéis e responsabilidades para assegurar o engajamento para execução de atividades de construção, execução e acompanhamento do PDI. As seguintes comissões e equipes foram instituídas para elaboração e execução do PDI:

Equipe Executora. Deverá ser responsável por: (i) acompanhar o cronograma de execução de atividades de elaboração do PDI; (ii) organizar e facilitar a execução das atividades previstas; (iii) documentar os resultados gerados ao longo das etapas de construção do PDI; (iv) disseminar resultados gerados ao longo das etapas de construção do PDI; (v) moderação de plataforma para consulta à comunidade acadêmica. Instituída pela Portaria nº 877/2018.

Comissão Gestora do PDI. Responsável por (i) validação de metodologia para construção, execução e acompanhamento do PDI; (ii) deliberação sobre missão, visão e valores do IFMG; (ii) priorização de ideias  e informações vindas dos diagnósticos e consulta à comunidade; (iii) definição de objetivos estratégicos e de mapa estratégico, incluindo metas e indicadores de desempenho; (iv) validação de portfólio de projetos estratégicos. Instituída pela Portaria nº 638/2018 e alterada pela Portaria nº 827/2018.

Comissão de execução e acompanhamento. Responsável por (i) coleta de dados para verificação do alcance de indicadores; (ii) acompanhamento de implantação dos projetos estratégicos; (iii) divulgação de resultados; (iv) monitorar e avaliar a implementação das ações, o uso dos recursos e a entrega dos serviços; (v) liderar ajustes durante a vigência do plano estratégico. A ser instituída.

Comissões temáticas. Responsáveis por: (i) elaboração de objetivos e metas setoriais; (ii) especificação de projetos estratégicos setoriais, incluindo metas e indicadores, para composição do portfólio de projetos estratégicos. A serem instituídas.

Conselho Superior (Consup). Responsável pela aprovação final do Plano de Desenvolvimento Institucional.

Etapas para elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional

A construção do Plano de Desenvolvimento Institucional será feita a partir de: Consultas e Diagnóstico Institucional; Planejamento Estratégico.