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O que é o PDI?

publicado 21/09/2018 17h22, última modificação 28/09/2018 17h09

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é uma ferramenta estratégica de planejamento e gestão adotada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais para nortear sua filosofia de trabalho, partindo da definição da missão a que se propõe, de seus valores e de sua visão para o futuro.

A elaboração e atualização do PDI deve ser feita periodicamente seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017, da Presidência da República, que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino.

O PDI é obrigatório e é requisito básico no processo de credenciamento e recredenciamento institucional junto ao Ministério da Educação. Sem o Plano, a instituição deixa de cumprir os requisitos necessários para obter a autorização de oferta de cursos de graduação e pós-graduação.

O documento é fruto do trabalho, dos anseios e das discussões de gestores, servidores, alunos e comunidade externa. Deve possibilitar a orientação das atividades desenvolvidas na Instituição durante os próximos cinco anos. Sua construção conjunta e democrática engloba desde a avaliação da situação atual até a constituição das diretrizes para promover o desenvolvimento acadêmico, organizacional e estrutural do IFMG.

Como o PDI é constituído?

A elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional envolve diversas etapas, sendo que, ao final de cada uma delas, os seguintes tópicos deverão ser abordados:

I - missão, objetivos e metas da instituição em sua área de atuação e seu histórico de implantação e desenvolvimento;

II - projeto pedagógico, que conterá, entre outros, as políticas institucionais de ensino, pesquisa e extensão;

III - cronograma de desenvolvimento da instituição e de cada um de seus cursos, com especificação das modalidades de oferta, da programação de abertura de cursos, do aumento de vagas, da ampliação das instalações físicas e da previsão de abertura de campus fora de sede e de polos de educação a distância;

IV - organização didático-pedagógica da instituição, com a indicação de número e natureza de cursos e respectivas vagas, unidades e campus para oferta de cursos presenciais, polos de educação a distância, articulação entre as modalidades presencial e a distância e incorporação de recursos tecnológicos;

V - oferta de cursos e programas de pós-graduação lato e stricto sensu;

VI - perfil do corpo docente e de tutores de educação a distância, com indicação dos requisitos de titulação, da experiência no magistério superior e da experiência profissional não acadêmica, dos critérios de seleção e contratação, da existência de plano de carreira, do regime de trabalho, dos procedimentos para substituição eventual dos professores do quadro e da incorporação de professores com comprovada experiência em áreas estratégicas vinculadas ao desenvolvimento nacional, à inovação e à competitividade, de modo a promover a articulação com o mercado de trabalho;

VII - organização administrativa da instituição e políticas de gestão, com identificação das formas de participação dos servidores, tutores e estudantes nos órgãos colegiados responsáveis pela condução dos assuntos acadêmicos, dos procedimentos de autoavaliação institucional e de atendimento aos estudantes, das ações de transparência e divulgação de informações da instituição e das eventuais parcerias e compartilhamento de estruturas com outras instituições, demonstrada a capacidade de atendimento dos cursos a serem ofertados;

VIII - projeto de acervo acadêmico em meio digital, com a utilização de método que garanta a integridade e a autenticidade de todas as informações contidas nos documentos originais;

IX - infraestrutura física e instalações acadêmicas;

X - demonstrativo de capacidade e sustentabilidade financeiras;

XI - oferta de educação a distância.