Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa e Pós-Graduação > STRICTO SENSU
conteúdo

(Stricto Sensu) Mestrado e Doutorado

publicado 11/07/2017 11h11, última modificação 30/08/2018 10h29
ilustração sobre processos educativos 

MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM REDE NACIONAL - PROFEPT

 

O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica é uma ação realizada pelas Instituições Federais de Educação Tecnológica, com o objetivo de ampliar os estudos sobre a educação profissional e tecnológica em nosso país, área de ensino que cresceu consideravelmente nos últimos anos, considerando a criação dos Institutos Federais no ano de 2008. O programa está estruturado a partir da área de concentração intitulada “Educação Profissional e Tecnológica”, que se estender por duas linhas de pesquisa, que visam atender os anseios discursivos dos institutos: a linha “Práticas Educativas em EPT” e a linha “Gestão e Organização do Espaço Pedagógico em EPT”. O programa é uma iniciativa em rede, e conta com a participação de 36 Institutos Federais, além do Colégio Pedro II. O IFMG ingressou na rede por meio de adesão ao edital 02/2017. Nossa instituição conta com oito professores, divididos nas duas linhas de pesquisa, com a oferta de 16 vagas para o curso.

O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica é uma ação realizada pelas Instituições Federais de educação Tecnológica com o objetivo de ampliar os estudos sobre a educação profissional e tecnológica em nosso país, área de ensino que cresceu consideravelmente nos últimos anos, considerando a criação dos Institutos Federais no ano de 2008.

O programa está estruturado a partir da área de concentração intitulada "Educação Profissional e Tecnológica" que se estende por duas linhas de pesquisa, que visam a atender os anseios discursivos dos Institutos: a linha "Práticas Educativas em EPT" e a linha "Gestão e Organização do Espaço Pedagógico em EPT". O Programa é uma iniciativa em rede e conta com a participação de 36 Institutos Federais, além do Colégio Pedro II. O IFMG ingressou na rede nacional por meio de adesão ao Edital 02/2017, com oito docentes distribuídos nas duas linhas de pesquisa com a oferta de 16 vagas anuais.

Para maiores informações acesse o site do Programa

 

imagem conceito de lampada de onde nasce arbusto, com passaros voando

MESTRADO EM SUSTENTABILIDADE E TECNOLOGIA AMBIENTAL

O Mestrado Profissional em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental do IFMG teve sua proposta de funcionamento aprovada pela CAPES no ano de 2014 e suas atividades iniciadas no ano de 2015. Tem por objetivo formar profissionais com um olhar crítico e holístico da questão ambiental, apresentando alternativas práticas para os problemas ambientais, a fim de garantir a sustentabilidade dos sistemas em nível local.

Apresentando uma proposta com estrutura multicampi, as aulas ocorrem majoritariamente no Campus Bambuí contando com docentes de cinco campi do IFMG (Bambuí, Formiga, Ouro Preto, Santa Luzia e São João Evangelista), além de docentes de duas instituições parceiras – o CEFET-MG e a UFV.

A proposta metodológica do curso envolve o cumprimento de créditos sob a forma de atividades em sala de aula, visitas técnicas, atividades de campo e ainda, atividades em EaD e o desenvolvimento do Trabalho Final de Curso que, seguindo as orientações da CAPES para mestrados profissionais, pode ser apresentado sob a forma de dissertação, diagnóstico ou redação de patente figurando em uma das três linhas de pesquisa do programa: Ecologia Aplicada, Planejamento e Gestão Ambiental e Tecnologias Ambientais. 

 

Consulte aqui: Como submeter propostas de cursos à avaliação pela CAPES