Você está aqui: Página Inicial > Sobre o IFMG > O que é o IFMG

O que é o IFMG

por Renan Inácio Ramos publicado 20/06/2016 17h21, última modificação 17/08/2016 10h37
Informações básicas sobre o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)

Mapa IFMG

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) é uma instituição pública de ensino, integrante da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, que oferta, principalmente, cursos técnicos e superiores e possui uma Reitoria (unidade administrativa) em Belo Horizonte, além de campi em 17 cidades.
Conheça as unidades do IFMG (clique aqui).

Todos os cursos do IFMG são gratuitos. Para ingressar em algum curso técnico ou superior do Instituto existem duas possibilidades: por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) ou por meio dos processos seletivos de Vestibular e Exame de Seleção, realizados duas vezes por ano. Os interessados devem ficar atentos ao período de inscrição, que dura aproximadamente um mês e tem início em maio e em setembro. Clique aqui para obter informações sobre Vestibular e Exame de Seleção.

Para os cursos Técnicos, o IFMG possui as seguintes formas de oferta:

  • Subsequente: destinado a quem já concluiu o Ensino Médio. O estudante recebe do IFMG apenas a formação técnica. Entre os cursos técnicos subsequentes o Instituto possui as modalidades presencial e a distância;
  • Integrado: destinado a quem já concluiu o Ensino Fundamental. O estudante recebe do IFMG, além da formação técnica, a formação no Ensino Médio;
  • Concomitante: destinado a quem já concluiu o Ensino Fundamental. O estudante recebe do IFMG apenas a formação técnica e cursa o Ensino Médio concomitantemente em outra escola.

 

O IFMG também oferece, em algumas unidades, cursos de pós-graduação e cursos rápidos, de Formação Inicial e Continuada (FIC), cujas informações podem ser consultadas nas páginas dos campi.