Você está aqui: Página Inicial > Ensino, Pesquisa e Extensão > Ensino > Visitas Técnicas
conteúdo

Visitas Técnicas

por ana.guimaraes publicado 15/06/2016 11h30, última modificação 11/04/2017 10h19


As visitas técnicas possuem como objetivo principal a complementação didático pedagógica de disciplinas teórico/práticas dos cursos do IFMG, além de facilitar a integração entre os estudantes.

Para realização da visita técnica o(a) professor(a) deverá entrar em contato com a empresa/entidade onde será realizada a visita e fazer o seu agendamento formal junto à empresa e também ao Campus Sabará. A formalização perante a empresa deverá seguir os padrões adotados por ela; caso não haja, recomenda-se o envio de ofício para registrar documentalmente o agendamento.

Já a formalização perante o Campus Sabará se dá, primeiramente, pelo preenchimento do formulário de visita técnica e, após a realização da visita, pela entrega do relatório final. A formalização deve ser realizada mesmo que não envolva custos ao campus, pois somente com este procedimento será possível a emissão de declarações e/ou certificados. Os procedimentos para formalização perante o Campus Sabará estão listados a seguir:


Fases para realização da visita:


1) O(a) professor(a) deverá entrar em contato com o local onde deseja realizar a visita. Após este planejamento de local, horário, turma e custos da viagem, o(a) professor(a) deverá entrar em contato com o coordenador de curso e com professores que tenham as disciplinas afetadas em função da visita. Deve ser feita uma proposição, em conjunto com estes agentes, para especificar se será necessário reposições ou se haverá integração das disciplinas na visita.

2) Após as definições expostas acima, o professor deverá preencher a proposta para visita técnica no formulário abaixo.

3) A proposta deverá ser preenchida e finalizada em prazo mínimo de 90 dias da visita (a finalização é necessária para que a Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão - DEPE, receba a cópia eletrônica das respostas e possa dar andamento ao processo de registro).

4) Após o preenchimento deste formulário o professor deverá entregar à DEPE, a planilha com o nome, RG e CPF de todos os estudantes envolvidos na viagem. O prazo mínimo para envio desta planilha é de 60 dias antes da data da viagem. Essa lista será enviada pela DEPE ao setor responsável pela assistência estudantil para identificação dos estudantes que poderão receber auxílio para visita.

5) Caso o estudante tenha menos de 18 anos, é necessário e obrigatório que o professor tenha no dia da visita a autorização para participação na visita devidamente assinada pelo responsável legal do estudante. Esta autorização deverá ser anexada ao relatório final descrito no item 6. O mesmo termo deve, preferencialmente, ser preenchido pelos estudantes que tenham mais de 18 (dezoito) anos de idade.

6) Caberá ao professor responsável acompanhar os estudantes em todas as etapas da Visita Técnica; preparar a lista de presença dos alunos com a assinatura dos mesmos e após a visita entregar um Relatório final de Visita Técnica (informando os resultados alcançados, a listagem dos estudantes que participaram e fotos - em até 15 dias após a visita).

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O TRANSPORTE:

A solicitação de transporte, bem como de qualquer outro tipo de recurso, deve ser feita juntamente com a proposta da visita, em campo específico desse formulário. Esse formulário será direcionado à DEPE, que, replicando as informações fornecidas no formulário, encaminhará as solicitações à Diretoria de Administração e Planejamento - DAP, para que sejam feitas as providências administrativas/contratuais possíveis e/ou cabíveis.

  

FORMULÁRIOS

- Formulário para solicitação de visita técnica

- Planilha com os dados dos estudantes

- Modelo de lista de presença

- Modelo de relatório final de visita técnica

- Modelo de autorização dos pais para estudante menor de 18 anos

 

FLUXO DE VISITAS TÉCNICAS ARTÍSTICAS E CULTURAIS

Fluxo de Visita técnica, artística e cultural.jpg