Você está aqui: Página Inicial > Ensino, Pesquisa e Extensão > Extensão
conteúdo

Coordenação de Extensão e Relações Institucionais

por ana.guimaraes publicado 15/06/2016 11h27, última modificação 04/10/2019 14h55
Coordenadora:Érica Melanie Ribeiro Nunes: extensao.sabara@ifmg.edu.br

O desenvolvimento da extensão permite a comunidade acadêmica ter um canal de comunicação e de mutuo aprendizado no binômio escola - comunidade.

 
A Coordenação de Extensão do IFMG Campus Sabará, busca fomentar o desenvolvimento de ações de extensão por meio do incentivo à criação de projetos que envolvam a comunidade acadêmica e a comunidade local/regional.


Se você é um discente do IFMG Campus Sabará e tem o desejo de participar de projetos de extensão, fique atento aos Editais de seleção ou procure um professor de sua afinidade para desenvolver conjuntamente com ele uma proposta.


Se você for alguém da comunidade e tiver interesse em desenvolver conjuntamente com o IFMG Campus Sabará um projeto/programa de extensão que possa trazer melhoria da qualidade de vida e bem estar da comunidade local/regional ou outras melhorias, entre em contato pelo e-mail  extensao.sabara@ifmg.edu.br.

Horários de Atendimento (DEPE)
Servidor (a) Segunda-Feira Terça-Feira Quarta-Feira Quinta-Feira Sexta-Feira
Érica Melanie Ribeiro Nunes Coordenadora de Extensão e Relações Institucionais 11:00 às 17:00 16:00 às 22:00 11:00 às 17:00 11:00 às 17:00 11:00 às 17:00

Editais 

     

Cadastro de projetos/ações/programas

Todo projeto/ação/programa desenvolvido ou em desenvolvimento no IFMG Campus Sabará (com bolsista ou voluntários), deverá ser devidamente cadastrado no Suap, através link abaixo. Este cadastro é imprescindível para a  certificação e emissão de declarações dos orientadores, co-orientadores, bolsistas e voluntários. Para novas propostas o cadastro por si só não implica na aprovação do projeto, sendo o mesmo, avaliado conforme previsto em Edital.

Acesso ao Suap e aos manuais: https://www2.ifmg.edu.br/portal/diretoria-de-desenvolvimento-institucional-ddi/suap-no-ifmg  

 

Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC)

Segundo o Art. 3º do Decreto 5.154/2004, que regulamenta o Cap. III da LDB, “Os cursos e programas de Formação Inicial e Continuada de trabalhadores, incluídos a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização, em todos os níveis de escolaridade, poderão ser ofertados segundo itinerários formativos, objetivando o desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e social”.

O Art. 7º da Lei 11.892/2008 destaca que são objetivos dos Institutos Federais “...ministrar cursos de Formação Inicial e Continuada de trabalhadores, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade, nas áreas da educação profissional e tecnológica”.

O IFMG desenvolverá cursos FIC nas categorias:

I - Formação inicial de trabalhadores: compreende cursos que contemplam um conjunto de saberes que habilitam o egresso do curso FIC ao início do exercício profissional, associado ou não à elevação da escolaridade, com carga horária mínima igual ou superior a 160 (cento e sessenta) horas; 
II - Formação continuada de trabalhadores: compreende cursos de atualização profissional, que ampliam a formação inicial do trabalhador, com carga horária mínima igual ou superior a 08 (oito) horas.

Os cursos e programas de Formação Inicial e Continuada objetivam:

  • Proporcionar aos trabalhadores o desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e social;
  • Promover a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais nas áreas da educação profissional e tecnológica;
  • Qualificar e requalificar trabalhadores, preparando-os para que se dediquem a um tipo de atividade profissional a fim de promover seu ingresso e/ou reingresso no mercado de trabalho;
  • Ampliar as competências profissionais de trabalhadores;
  • Despertar nos cidadãos o interesse para o reingresso na escola, em cursos e programas que promovam a elevação de escolaridade e o aumento da consciência sócio-ambiental.

No IFMG Campus Sabará, os cursos FICs são executados em parceria com a Direção de Ensino(DEPE) que verifica o PPC do curso e faz o cadastro e formalização do curso.

Norma

 Resolução 015/2013 - IFMG - Cursos FIC (202.33 kB)

Formulários

 MODELO 1a: Projeto Pedagógico Cursos FIC Simplificado (2,35 MB) - carga horária menor que 160 horas

 MODELO 1b: Projeto Pedagógico Cursos FIC (2,37 MB) - carga horária igual ou maior que 160 horas

 MODELO 2a: Lista de Presença (1.19 MB)

 MODELO 2b: Lista de Presença múltiplos dias (1.22 MB)

 MODELO 3: Relação de Concluintes (1.2 MB)