Você está aqui: Página Inicial > NOSSOS CURSOS > Nível Superior > Tecnologia em Logística
conteúdo

Tecnologia em Logística

por ana.guimaraes publicado 03/06/2016 15h41, última modificação 12/02/2019 08h53
Coordenadora do curso: Professora Mestre Bárbara Regina Pinto e Oliveira. Contato: logistica.sabara@ifmg.edu.br
0 ícone logística.png Turno: Presencial noturno
DuraçãoMínimo: 5 (cinco) semestres / Máximo: 10 (dez) semestres
Vagas: 40 por processo seletivo
Ingresso: Processo seletivo - Vestibular, Transferência Interna, Transferência Externa e Obtenção de Novo Título.                                                         

Apresentação

Curso Superior de Tecnologia em Logística

O curso Superior de Tecnologia em Logística do IFMG Campus Sabará iniciou a sua primeira turma no ano de 2015, com entrada anual e sob a proposta de integralização em seis períodos letivos. A partir dos princípios de curricularização da extensão o curso foi compactado em cinco períodos letivos, a partir de 2018,  tendo cada período duração de um semestre. Em 2017 o curso passou pelo processo de reconhecimento do MEC, quando obteve nota 4 em um máximo de 5.

Pertencente ao Eixo Tecnológico de Gestão & Negócio, o Curso Superior de Tecnologia em Logística propõe formar um profissional capaz de planejar e coordenar: (i) as atividades de transporte, armazenamento e distribuição nas áreas de indústria, serviço e comércio; (ii) a movimentação física e as  informações sobre as operações multimodais de transporte, para proporcionar fluxo otimizado e de qualidade para peças, matérias-primas e produtos; (iii) as redes de distribuição e unidades logísticas, estabelecendo processos de compras, identificando fornecedores, negociando e estabelecendo padrões de recebimento, armazenamento, movimentação e embalagem de materiais e (iv) ocupar-se do inventário de estoques, sistemas de abastecimento, programação e monitoramento do fluxo de pedidos em geral.

Ademais, este profissional deverá receber uma formação pautada em valores éticos e morais, no respeito à vida humana e às diversidades culturais, na busca pela igualdade social e no desenvolvimento sustentável.

• Objetivo Geral
Formar sujeitos, em nível superior, voltados para as demandas sociais e peculiaridades regionais, capazes de desempenhar suas atividades profissionais na área de logística ou áreas correlatas, com consciência humanística, pautados na ética e na responsabilidade socioambiental, para atuarem em empresas públicas ou privadas dos setores da Indústria, do Comércio e de Serviços.

• Objetivos Específicos
- Formar sujeitos capazes de gerenciar sistemas logísticos de qualquer natureza;
- Propiciar a aquisição de conhecimentos de base científica, técnica e humanista, direcionados para a área de Gestão de Processos Logísticos;
- Desenvolver a capacidade empreendedora e a compreensão dos processos tecnológicos em Logística;
- Fomentar a autonomia para a atuação como prestadores de serviço em logística ou internamente como colaboradores de empresas públicas ou privadas, seja em funções de coordenação ou especializadas;
- Planejar e coordenar projetos voltados às atividades logísticas;
- Conhecer os conceitos básicos da legislação aplicada à logística;
- Utilizar as atuais ferramentas de tecnologia de informação e os princípios da logística para agregar valor ao produto ou serviços e soluções ao cliente com vistas à melhoria do processo de tomada de decisão;
- Desenvolver atividades atendendo às normas de segurança, proteção ao meio ambiente, saúde, sistemas de gestão e responsabilidade, agindo segundo os preceitos éticos profissionais da área de Logística.
- Gerenciar a cadeia de suprimentos com visão sistêmica e estratégica sobre as etapas do processo;
- Implantar soluções alternativas e inovadoras para otimizar e racionalizar os processos logísticos que promovam a qualidade e o aperfeiçoamento contínuo e sustentabilidade dos recursos humanos e tecnológicos.
- Fomentar uma percepção crítica da posição da Logística nos desafios vividos pela sociedade brasileira por um desenvolvimento econômico com sustentabilidade e equidade social.

Perfil Profissional

Sobre o perfil do egresso do Curso de Tecnologia em Logística temos como referência técnica o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia do Ministério de Educação (MEC, 2016) o qual define que o Tecnólogo em Logística:

gerencia as operações e processos logísticos. Promove a segurança das pessoas, dos meios de transporte, dos equipamentos e cargas. Articula e atende clientes, fornecedores, parceiros e demais agentes da cadeia de suprimentos. Elabora documentos de gestão e controles logísticos. Estrutura e define rotas logísticas considerando os diferentes modais. Articula processos logísticos em portos, aeroportos e terminais de passageiros nos diferentes modais. Gerencia e supervisiona o recebimento, o armazenamento, a movimentação, a embalagem, a descarga e a alienação de materiais de qualquer natureza. Gerencia o sistema logístico e sua viabilidade financeira. Gerencia e articula sistemas de manutenção, de suprimento, de nutrição e de atividades financeiras. Avalia e emite parecer técnico em sua área de formação.

E o Parecer CNE/CES nº 029/ 2002: “a moderna organização do setor produtivo está a demandar do trabalhador competências que lhe garantam maior mobilidade dentro de uma área profissional, não se restringindo apenas a uma formação vinculada especificamente a um posto de trabalho”.

Para além dessas especificidades o Campus Sabará considera estratégica a referência ao princípio da Responsabilidade Social presente no PDI do IFMG que oferece a orientação ampliada do trabalho como princípio educativo e de ser uma organização catalizadora do desenvolvimento local e regional.

Nesse sentido o estudante do Curso Tecnólogo em Logística formado pelo IFMG Campus Sabará deverá ser capaz de atender ao perfil descrito para a função de tecnólogo em Logística segundo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), em consonância com as competências descritas no Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, e as proposições da Resolução do CNE/ nº 3 de 18 de dezembro de 2002, com destaque para o desenvolvimento da capacidade empreendedora e da compreensão do processo tecnológico. Sem perder de vista a formação de sujeitos participativos e voltados para as demandas sociais e peculiaridades regionais.

Mercado de Trabalho

Por  Joana Dark Pimentel 
Professora da área de Produção e Logística do IFMG Campus Sabará
Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Logística – IFM Campus Sabará
O mercado de trabalho para o profissional de logística tem se apresentado cada vez mais promissor, visto que as empresas estão em busca de mais competitividade seja através da redução de custos, da melhoria dos prazos de entrega, da flexibilidade de seus processos ou de melhores níveis da qualidade dos seus produtos e serviços. Para atender os elementos - custo, qualidade, flexibilidade e prazo - é imprescindível a presença de profissionais da área de logística, qualificados e preparados, para atender as diversas demandas dos clientes.

Assim, num cenário recessivo como o que o Brasil tem vivido nos últimos anos, as empresas têm demandado o profissional de logística, deixando este entre os 20 profissionais mais procurados. (KOMETANI, 2017). Além disto, há se considerar o grande crescimento do e-comerce com previsão de 15% em 2017, antecedido por 8% em 2016, 15,3 % em 2015 e 24% em 2014 (SEBRAE, 2016). A elevada produtividade do agronegócio combinada com a abertura de inúmeros centros de distribuição que cobrem o país têm contribuído para a manutenção do destaque do profissional de logística.

Com o dinâmico e acelerado crescimento de alguns setores econômicos, o profissional de logística tem se mostrado promissor para efetiva melhoria dos resultados operacionais das empresas. Este profissional atua no gerenciamento dos processos de transportes dos materiais e produtos acabados entre os fornecedores e clientes, nos processos de armazenagem e tratamento de cargas, nos processos de compras domésticas e internacionais, nos processo de gestão dos estoques de insumos para atender aos planos de produção e dos estoques de produtos acabados para alinhar aos planos de marketing, bem como nos processos de distribuição dos produtos.

Em uma busca por ofertas de vagas no Site Nacional de Empregos (SINE) em abril de 2017, foi constatado que a Logística é a quarta área que mais oferta vagas, com 36.616 vagas, ficando atrás apenas das áreas do Comércio, Administrativo e Hotelaria. No site da Catho, verificou-se que em BH estavam abertas 8 vagas sendo que todas elas requisitavam formação superior em Logística, dentre outras formações afins enquanto que no site da INDEED haviam 260 vagas direcionadas para a área de logística sendo que 16 destas haviam sido publicadas há 15 dias ou menos.

O fato é que existem muitas oportunidades para os profissionais de logística no mercado de trabalho, sobretudo para aqueles que além das habilidades técnicas específicas da formação, apresentam disponibilidade para aprender e enfrentar desafios, habilidade de trabalhar em equipe, proatividade, boa comunicação, organização e resiliência. Associa-se a estas competências, os conhecimentos de operações com planilhas eletrônicas, softwares de gestão e o domínio de um segundo idioma.

Estes profissionais têm sido demandados para assumir cargos em empresas do tipo

Distribuidoras e Centros de distribuição. Empresas de encomendas. Empresas em geral (indústria, comércio e serviços). Portos, Aeroportos, Terminais de transporte. Transportadoras. Institutos e Centros de Pesquisa. Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente. (MEC, 2016, p45)

E, devem desempenhar funções como supervisores de logística, coordenador de pátio e transporte, supervisor de armazém, encarregado de almoxarifado, analista de logística, gerente de logística, comprador, dentre outros.

Referências:

FELIX, Edilaine. Mesmo com a crise, logística oferece oportunidades. 2016. Disponível em: http://economia.estadao.com.br/blogs/radar-do-emprego/2016/04/24/mesmo-com-a-crise-logistica-oferece-oportunidades/, acesso em: 13/04/2017

KOMETANI, Pâmela. Veja 20 profissões que estarão em alta em 2017, segundo especialistas. 2017. Disponível em: http://g1.globo.com/economia/concursos-e-emprego/noticia/veja-20-profissoes-que-estarao-em-alta-em-2017-segundo-especialistas.ghtml Acesso em 13/04/2017

MEC, Brasil. Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=44501-cncst-2016-3edc-pdf&category_slug=junho-2016-pdf&Itemid=30192.a Acesso em 13/04/2017.

SEBRAE. Conheça o panorama do e-commerce no Brasil. 2016 . Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/conheca-o-panorama-do-e-commerce-no-brasil,66d975e0dc256510VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em 13/04/2017

Informações sobre reconhecimento do curso / Avaliação MEC 

O curso foi autorizado através da portaria nº 1295 de 15 de setembro de 2015 e passou pelo processo de reconhecimento em maio de 2017, quando obteve uma nota 4 em um máximo de 5.

Modalidade/turno: Presencial / noturno
Tempo de integralização: Mínimo: 5 (cinco) semestres / Máximo: 10 (dez) semestres        
Carga horária total do curso: 1600 horas
Título após a conclusão do curso: Tecnólogo em Logística                                           
Número de vagas oferecidas: 40 vagas
Requisito: Ensino Médio completo

Corpo Docente

Corpo Docente / Área / Titulação:

SERVIDOR

TITULAÇÃO

DISCIPLINAS

CARGA HORÁRIA

Aline Campos Figueiredo

  • Mestre em Administração
  • Especialização em Gestão de Pessoas
  • Bacharel em Administração de Empresas
  • Fundamentos da Administração
  • Empreendedorismo e Inovação
  • Fundamentos da Administração
  • Empreendedorismo e Inovação

DE

Barbara Regina Pinto e Oliveira

(Coordenadora do curso)

  • Doutoranda em Engenharia de Produção
  • Mestre em Engenharia de Produção
  • Bacharel em Engenharia de Produção
  • Gestão de Estoques
  • Planejamento e controle da Produção
  • Simulação de Sistemas Logísticos
  • Logística Aplicada ao COMEX
  • Gestão de Estoques
  • Planejamento e controle da Produção
  • Simulação de Sistemas Logísticos
  • Logística Aplicada ao COMEX

DE

Bruno Alves Marques

  • Mestre em Matemática
  • Licenciatura em Matemática
  • Matemática
  • Estatística Aplicada
  • Matemática
  • Estatística Aplicada

DE

Bruno Nonato Gomes

  • Doutor em Engenharia Elétrica
  • Mestre em Engenharia Elétrica
  • Bacharel em Sistemas de Informação
  • Informática
  • Simulação de Sistemas Logísticos
  • Informática
  • Simulação de Sistemas Logísticos

DE

Camila Cristina de Paula Pereira

  • Doutora em Administração
  • Mestre em Administração de Empresas
  • Bacharel em Administração de Empresas
  • Marketing de serviços e canais de distribuição
  • Comportamento organizacional
  • Gestão de Processos
  • Marketing de serviços e canais de distribuição
  • Comportamento organizacional
  • Gestão de Processos

DE

Carlos Alexandre Silva

  • Doutor em Ciências de Computação e Matemática Computacional
  • Mestre em Modelagem Matemática e Computacional
  • Bacharel em Matemática Computacional
  • Informática
  • Simulação de Sistemas Logísticos
  • Informática
  • Simulação de Sistemas Logísticos

DE

Débora Silva Veloso

  • Mestre em Educação Matemática
  • Licenciatura em Matemática
  • Matemática
  • Estatística Aplicada
  • Matemática
  • Estatística aplicada

DE

Eliza Antonia de Queiroz

  • Doutora em Economia
  • Mestre e Bacharel em  Economia
  • Economia
  • Economia

DE

Estela Maria Perez Diaz

  • Doutora em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos
  • Mestre em Engenharia de Produção
  • Bacharel em Engenharia de Produção
  • Introdução à Logística
  •  Gestão de Custos Logísticos
  • Planejamento e controle da Produção
  • Gestão de Projetos
  • Logística Reversa
  • Logística Aplicada ao COMEX
  • Introdução à Logística
  •  Gestão de Custos Logísticos
  • Planejamento e controle da Produção
  • Gestão de Projetos
  • Logística Reversa
  • Logística Aplicada ao COMEX

DE

Flávio Viana Gomide

  • Especialização em Gestão da Produção
  • Bacharel em Engenharia de Produção
  • Gestão de Compras
  •  Gestão da Qualidade
  • Gestão de transportes
  • Gestão de Compras
  •  Gestão da Qualidade
  • Gestão de transportes

DE

Glauce Soares Mendes

  • Mestre em Linguística Aplicada
  • Licenciatura em Letras - Português/Inglês
  • Especialização Ensino da Língua Inglesa
  • Redação empresarial
  • Redação empresarial 

DE

Joana Dark Pimentel

 

  • Mestre em Engenharia de Produção
  • Bacharel em Administração de Empresas
  • Introdução à Logística
  • Gestão de Terminais e Armazenagem
  • Planejamento e controle da Produção
  • Gestão da Cadeia de Suprimentos
  • Logística Reversa
  • Logística Aplicada ao COMEX
  • Introdução à Logística
  • Gestão de Terminais e Armazenagem
  • Planejamento e controle da Produção
  • Gestão da Cadeia de Suprimentos
  • Logística Reversa
  • Logística Aplicada ao COMEX

DE

Lucas Maia dos Santos

  • Doutor em Administração
  • Mestre em Administração
  • Bacharel em Administração
  • Engenharia Econômica
  •  Sistema de Informação Gerencial
  • Engenharia Econômica
  •  Sistema de Informação Gerencial

DE

Luciana Emirena dos Santos Carneiro

  • Doutoranda em Ciências da Informação
  • Mestre em Ciências da Informação
  • Especialização em Gestão Estratégica da Informação
  • Bacharel em Administração com habilitação em comércio exterior
  • Comportamento Organizacional
  • Marketing de serviços e canais de distribuição
  • Gestão de Processos
  • Logística Aplicada ao COMEX
  • Comportamento Organizacional
  • Marketing de serviços e canais de distribuição
  • Gestão de Processos
  • Logística Aplicada ao COMEX

DE

Ludmila Nogueira Murta

  • Mestre em Direitos Humanos
  • Especialização em Direito Civil
  • Bacharel em Direito
  • Noções de Direito
  • Noções de Direito

DE

Mateus do Nascimento

  • Mestre em Matemática
  • Licenciatura em Matemática
  • Matemática
  • Estatística Aplicada
  • Matemática
  • Estatística Aplicada

DE

Raquel Aparecida Soares Reis Franco

  • Doutora em Educação
  • Mestre em Educação Tecnológica
  • Especializações: Novas Tecnologias em Educação e Treinamento; Gestão Educacional; Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio na Modalidade de EJA
  • Pedagogia / Licenciatura em Letras
  • Português Instrumental
  • Português Instrumental

DE

Ricardo Machado Rocha

  • Doutor em Linguística 
  • Mestre em Linguística
  • Graduado em Língua Portuguesa e Língua Latina
  • Libras
  • Português Instrumental
  • Redação empresarial
  • Libras
  • Português Instrumental
  • Redação empresarial

DE