IFMG promove o Vestibular e Exame de Seleção 2015/2

IFMG divulga resultado do exame de seleção para cursos técnicos a distância

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O PORTAL DO CANDIDATO.

O Instituto Federal de Minas Gerais está promovendo a 2ª edição do Vestibular e Exame de Seleção 2015 Para esta edição, são oferecidas mais de mil vagas, sendo 296 para cursos técnicos, 255 para cursos superiores e 600 para cursos a distância. As ofertas estão disponíveis nos câmpus Bambuí, Betim, Congonhas, Governador Valadares, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Ribeirão das Neves, Santa Luzia e São João Evangelista.

As inscrições foram encerradas no dia 29 de junho. O comprovante definitivo estará disponível no dia 9 de julho.

Caso o candidato tenha problemas, deverá entrar em contato com a Copeves (pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ).

Provas

As provas vão ocorrer no dia 12 de julho: das 8h às 12h30 para os cursos superiores, nos câmpus Bambuí, Congonhas, Governador Valadares, Itabirito, Ouro Preto e Ribeirão das Neves; e das 14h às 18h para os cursos técnicos, nas cidades de Congonhas, Ipatinga, Ouro Preto e Ribeirão das Neves.

A seleção dos candidatos para os cursos a distância será realizada por meio de sorteio eletrônico, de caráter classificatório, no dia 1º de julho, das 17h às 21h, na Reitoria em Belo Horizonte. O evento será aberto ao público.

Programas das provas

Clique aqui para acessar o programa das provas para os cursos técnicos subsequentes e para os cursos superiores.

Obra literária

Para as provas de Literatura Brasileira, tanto para os cursos técnicos quanto para os superiores, é indicada a obra “Encontro Marcado”, de Fernando Sabino.

Isenção de taxa

O candidato que, cumulativamente, comprovar renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, e tiver cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada, tem a oportunidade de solicitar o benefício da isenção da taxa de inscrição.

Confira o resultado final do programa de isenção de taxa de inscrição.

Sisu

Para candidatar-se às vagas dos cursos superiores, o candidato tem duas possibilidades: via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e também pelo vestibular. No Vestibular e Exame de Seleção 2015/2 serão ofertadas 50% das vagas e no Sisu serão disponibilizadas as demais. O Sisu utilizará as notas do Enem 2014, conforme edital.

Cotas

São reservadas 50% das vagas dos cursos superiores e dos cursos técnicos subsequentes aos candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Basicamente, há três critérios de classificação dentro do sistema: o primeiro está ligado ao fato do aluno ser proveniente de escolas públicas; o segundo, relacionado à renda familiar per capita; e, o terceiro, à autodeclaração de cor.

Cursos

Em Bambuí são oferecidos o superior de Bacharelado em Agronomia e o curso técnico a distância em Redes de Computadores.

O Câmpus Betim oferta, via polo de ensino a distância, os cursos técnicos em Análises Químicas, Informática para Internet e Mecânica.

Em Congonhas, os candidatos poderão optar pelos cursos técnicos subsequentes em Edificações, Mecânica e Mineração, além do Bacharelado em Engenharia Mecânica.

Tecnologia em Gestão Ambiental e Bacharelado em Engenharia de Produção são as opções de cursos superiores do Câmpus Governador Valadares, que oferece ainda o técnico a distância em Serviços Jurídicos.

Em Itabirito, é disponibilizado o curso superior de Bacharelado em Engenharia Elétrica.

Para Ouro Preto, o IFMG oferecerá os cursos técnicos subsequentes em Edificações e Segurança do Trabalho. Tecnologia em Gestão da Qualidade é a opção de nível superior.

Ribeirão das Neves ofertará três cursos: técnicos subsequentes em Administração e Logística, além do superior de Tecnologia em Processos Gerenciais.

Em Ouro Branco, Santa Luzia e São João Evangelista são disponibilizados, respectivamente, os seguintes cursos técnicos a distância: Administração e Soldagem; Desenho para Construção Civil; Artesanato, Florestas e Reciclagem.

Nova unidade

Em Ipatinga, unidade recém-criada pelo IFMG, terão início os cursos técnicos subsequentes em Mecânica e Eletrotécnica.

Editais:

103 - Ensino a Distância - Cursos técnicos subsequentes

Retificação do Edital 103

104 - Cursos superiores

Retificação do Edital 104

105 - Cursos técnicos subsequentes

Sisu

Edital nº 129 de 2015 do processo seletivo - IFMG

- Declaração de egresso de escola pública

- Termo de comprovação de renda

- Declaração na política de reserva de vagas - cursos superiores

Termo de Adesão IFMG/Sisu

Edital Sisu/MEC

Informe-se: http://www.ifmg.edu.br/index.php/9-ultimas-noticias/4478-ifmg-oferta-111-vagas-via-sisu-para-cursos-superiores.html

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O PORTAL DO CANDIDATO.

Informações:

Saiba mais sobre o IFMG. Veja o vídeo!

LINKS IMPORTANTES

Banner

COPEVES - 9 º Andar. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS
CEP: 30575-180 | Telefone: (31) 2513 5132