Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Arcos promove a semana do autismo
conteúdo

Notícias

Campus Arcos promove a semana do autismo

publicado: 03/04/2017 10h30, última modificação: 03/04/2017 11h01

O dia mundial do autismo é celebrado, anualmente, em 02 de abril e foi criado pela ONU - Organização das Nações Unidas. A data serve para conscientizar a população mundial sobre este transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por "Transtornos de Espectro Autista" - TEA.

Os sintomas do autismo são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental. Há relatos, inclusive, que diversas personalidades do esporte, música e ciência, autistas, deixaram contribuições memoráveis à humanidade.

Para promover esta data junto a comunidade interna e externa, o IFMG Arcos promove nesta semana (03 à 07/04) campanha de conscientização.

Evento

Na quinta-feira (06/04), as 18:00h, será promovido o 1º Simpósio sobre Autismo do IFMG Arcos, aberto a toda população com os seguintes mediadores:  

- Carlos Bernardes - Pró-reitor de Ensino do IFMG - licenciado em física e doutor em engenharia elétrica.

Tema: Ampliando meu mundo: uma ferramenta de apoio ao melhoramento da fala.

- Eunice Pereira - Pedagoga. Pós-graduada em Psicopedagogia com especialização no ensino estruturado para pessoas autistas. Vice-presidente da Asap - Associação Autismo e Possibilidades de Lagoa da Prata.

Tema: A realidade do Autismo no Brasil e no mercado de trabalho.

- Karina Fátima  Ap. Silva - Psicóloga. Pós-graduada em Psicopedagogia. Atua na APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Arcos.

Tema: Características e prognósticos do Autismo

 

A participação no simpósio é gratuita e não é necessário inscrição prévia. 

 

 Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-da-conscientizacao-do-autismo/ (Acessado em: 03 abr. 2017).