Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Betim participa da Olimpíada Brasileira de Robótica

Campus Betim participa da Olimpíada Brasileira de Robótica

publicado: 03/09/2018 16h15, última modificação: 03/09/2018 16h59

No domingo, 2 de setembro, quatro equipes do Campus Betim participaram da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), modalidade prática, realizada no IFMG-Campus Ouro Branco. A competição reuniu mais de 40 equipes de 14 cidades, que disputaram 9 vagas para a etapa estadual.

A equipe melhor classificada do Campus Betim foi a “IFBots”, que alcançou o 10º lugar, com uma diferença de apenas 5 pontos para o 9º colocado. Já a equipe “IFMG_BTeam2.0” alcançou o 14º lugar; a “IFMG_BTeam1.0” o 16º, e a “IFMG_BTeam2.5” ficou em 17º lugar.

As equipes foram acompanhadas pelos professores Michelle Santos e Victor Melo durante a competição, e também tiveram o apoio dos professores Virgil Almeida e Maurício Monteiro na preparação.

Essa foi a segunda participação do Campus Betim na OBR. A professora Michelle destacou que, no ano passado, as equipes foram formadas por estudantes do terceiro ano, já neste ano, as equipes foram formadas por estudantes que participavam pela primeira vez e que estão, em sua maioria, ou no primeiro ou no segundo ano. “A participação deste ano foi um aprendizado para todos e aqueles que permanecerão no IFMG poderão participar novamente no próximo ano”. A continuidade do Projeto de Ensino e a adesão dos estudantes garantirá a evolução do projeto, o amadurecimento dos robôs e a sua programação para 2019.

A estudante do segundo ano Ana Luiza Schmidt observou que participar da OBR foi uma experiência enriquecedora, pois teve a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos nas diversas disciplinas das áreas técnicas e mostrou a importância dos pequenos detalhes no resultado final, uma vez que as pontuações foram muito próximas. Também do segundo ano, Huan Sousa, destacou a superação de desafios, pois sua equipe trabalhou por mais de dois meses em um robô em Arduíno mas, faltando apenas uma semana para a competição, precisou alterar para robô Lego, o que exigiu o reinício dos trabalhos, e tornou a competição mais desafiadora.

As estudantes Jennifer Dias e Nathalia Moraes destacaram a dedicação das equipes do Campus Betim. Jennifer disse estar muito orgulhosa pelo resultado, pois houve muito empenho, inclusive passando a madrugada de sábado para domingo programando os robôs. Complementando, Nathalia destacou que praticamente todas as equipes do campus conseguiram melhorar de pontuação a cada rodada da competição, uma vez que persistiram e foram melhorando a programação dos robôs.

Os estudantes do primeiro ano também aproveitaram a experiência. Para Gabriel Paixão, a interação entre as equipes foi essencial, pois permitiu ver formas diferentes de trabalhar e contribuiu para o desempenho do Campus Betim como um todo. Complementando, Gabriel Dias destacou a motivação e incentivo entre as equipes, que não se deixaram abater e continuaram na disputa até o fim. Já Pedro Souza, destacou o aprendizado, como a experiência na competição e´o conhecimento sobre regras, que será muito importante no próximo ano.

Componentes das equipes:

IFMG_BTeam1.0: Emily Oliveira dos Santos, Gabriel Henrique Reis da Paixão, Maria Marta da Silva Duarte e Pedro Henrique Alves de Souza.

IFMG_BTeam2.0Ana Luiza Silva Schmidt, André Luiz Araújo de Oliveira e Gabriel Henrique Lara Paschoalin Dias.

IFMG_BTeam2.5: Bryan Hussan de Sousa, Jennifer Heloisa Damasceno Dias, Nathalia Stefany Ferrão Moraes.

IFBots: Eliezer Pereira Guimarães, Huan Thomas da Silva Sousa, Pierre Victor da Silva Sousa, Vinícius L. Gomes de Lacerda.

Olimpíada Brasileira de Robótica

A Olimpíada Brasileira de Robótica é realizada em duas modalidades: teórica e prática. Na modalidade prática, o desafio consiste em construir e programar um robô que desempenhará uma função de resgate em um ambiente de desastre simulado, seguindo algumas regras específicas. Já a modalidade teórica é uma prova escrita.