Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Betim se destaca em evento científico

Campus Betim se destaca em evento científico

publicado: 19/08/2019 13h29, última modificação: 19/08/2019 13h29
Exibir carrossel de imagens Estudante Anissa recebendo o prêmio de melhor pôster da diretora do Campus de Ribeirão das Neves, professora Graça.

Os estudantes do Campus Betim participaram do VIII Seminário de Iniciação Científica (SIC) e do Saberes da Extensão, onde puderam compartilhar os resultados obtidos em projetos de ensino, pesquisa e extensão. Essa programação fez parte da segunda edição do Planeta Inovação, evento sediado pelo Campus Ribeirão das Neves nos dias 13 e 14 de agosto.

A participação do Campus Betim aconteceu em três frentes: apresentação da equipe de robótica, divulgando a Olimpíada Brasileira de Robótica; apresentação de 23 projetos de pesquisa e de 4 projetos de extensão.

Além de se destacar pelo número de trabalhos apresentados (23), segundo maior número entre as unidades do IFMG, a qualidade dos trabalhos também foi premiada, com os 1º e 3º lugares na premiação da modalidade “Melhor Poster”.  A professora Ligiane Gouvea destacou que os dois trabalhos premiados são conduzidos por estudantes de nível técnico, e competiram com trabalhos de estudantes de nível superior, o que mostra a dedicação e maturidade dos estudantes do Campus Betim.

Para a professora Flávia Siqueira, Coordenadora de Pesquisa do Campus Betim, além do orgulho pela quantidade de projetos apresentados, vale destacar sua qualidade, , que foi reconhecida com os prêmios recebidos. É importante ressaltar que  muitos dos projetos são resultado do edital de fomento interno, com fornecimento de bolsas para os estudantes, por isso é extremamente necessário manter esse tipo de financiamento para a continuidade das pesquisas no âmbito da instituição.

Trabalhos premiados:

1º Lugar: Avaliação do potencial do tanino extraído da Macaúba (Acrocomia aculeata) no tratamento de água. Coordenação do projeto: Ligiane Rios Gouvea.  Coorientação: Paulo Eduardo Alves Borges da Silva e Silvéria Neves de Paula e Souza. Estudante: Anissa Alves Cunha e José Ribeiro de Carvalho (Química, 3º ano).

3º Lugar: Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB) e o Ensino de História. Coordenação: Martha Rebelatto. Coorientação: Lucas Carvalho Soares de Aguiar Pereira e Cleidiane Lemes de Oliveira. Estudantes: Felipe Matheus (Mecânica, 3º ano) e Anna Julia (Química, 3º ano).