Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes apresentam protótipos elaborados em trabalho interdisciplinar

Estudantes apresentam protótipos elaborados em trabalho interdisciplinar

publicado: 22/11/2019 14h28, última modificação: 04/02/2020 21h39

Ontem, 21/11, foi feita a avaliação do trabalho interdisciplinar realizado pelas turmas de terceiro ano do curso técnico em Automação Industrial. A proposta foi trabalhar a sustentabilidade, integrando as disciplinas de física, biologia, gestão de projetos, instrumentação, controle de processos, acionamentos, redes industriais e sistemas supervisórios, com a construção de protótipos funcionais.

Para os estudantes envolvidos, o clima era de dever cumprido, com a satisfação de aplicar de forma prática os conhecimentos adquiridos durante os três anos de curso técnico. A proposta do trabalho foi apresentada no primeiro dia de aula e ao longo do ano foram cumpridas diversas tarefas, com a entrega de relatórios e acompanhamento dos professores, até a avaliação dos protótipos. Como os grupos foram estabelecidos pelos docentes, além das habilidades técnicas, precisaram desenvolver também competências sociais e emocionais, as tão demandadas soft skills. Para os futuros técnicos em automação industrial, o trabalho interdisciplinar fechou um ciclo com “chave de ouro”, aproximando-os da realidade do mercado e foi um ponto crucial para decidir seguir ou não pela área após a conclusão do curso integrado.

Confira a lista de projetos desenvolvidos e depoimentos de alguns dos estudantes envolvidos:

Aproveitamento de água inteligente em banheiros. Para Bryan Sousa, a conclusão do projeto é gratificante, com a aplicação do conhecimento teórico. Além disso, ao consultar manuais, utilizar vocabulário técnico, tiveram contato próximo com a profissão.

Pivô de irrigação automatizado. O aluno João Victor comentou que finalmente se identifica como um “quase técnico” em automação industrial, já que a formatura se aproxima. Durante o projeto se depararam com dificuldades encontradas no mundo profissional, como manuais falhos, o trabalho em equipe, mas tudo isso contribuiu para o amadurecimento e melhor capacitação.

Seguidor Solar de um eixo azimutal. Para Bernardo Silva, o trabalho exigiu não apenas os conhecimentos adquiridos em três anos de curso, mas também muita pesquisa e dedicação. Foi de grande aprendizado e estímulo para o desenvolvimento de novos projetos.

Estufa automatizada. O estudante Gabriel Lara destacou a dificuldade em definir o projeto, pois o grupo teve várias ideias, mas muitos não atendiam os critérios, ou eram de difícil execução. Para Gabriel, o trabalho interdisciplinar permitiu o reconhecimento da profissão, com aplicação de conhecimento e consulta de tutoriais, manuais e outras fontes para execução.

Automatização de horta hidropônica. Para Gabriel Pedro, após definição do projeto, havia um grande receio de não conseguir concluí-lo, pois exigia a construção de um protótipo complexo. Além disso, o trabalho foi bastante extenso, com a apresentação de vários relatórios.

Também foi apresentado o trabalho “Monitoramento de Barragem por Sensores”.

A professora Marcela Matteuzzo, da área de ciências biológicas, destacou o projeto Seguidor Solar de um eixo azimutal. Marcela explicou que estudantes apresentaram dados comparativos com o uso de metodologia elaborada, de nível de graduação, o que mostra o potencial dos alunos. E que o grupo foi estimulado converter o trabalho em artigo para submissão em congresso. Ao apresentarem o protótipo de automatização de placa fotovoltaica em um eixo, os estudantes apresentaram dados comparativos sobre a eficiência na produção de energia entre placas fixas e móveis. Além disso, realizaram simulações, onde concluíram que a placa que se move em um eixo (leste-oeste) tem melhor custo-benefício quando comparada à que se move em dois eixos (leste-oeste-norte-sul). De acordo com o grupo, a placa que se move em dois eixos consome mais energia nesse movimento e apresenta desempenho similar à que se move em apenas um eixo. Outro trabalho destacado por Marcela foi “Automatização de horta hidropônica”, que realiza o reaproveitamento de água e tem grande aplicação na aquacultura.

O trabalho interdisciplinar foi uma proposta dos professores Leandro Freitas, Michelle Mendes e Reginaldo Ferreira, da área de automação industrial e tecnologia da informação; Marcela Matteuzzo, ciências biológicas; Bruno Pereira, Física; e Rogério Eustáquio, da mecânica.

Os trabalhos apresentados também foram exibidos durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Campus Betim.