Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG oferece curso de capacitação em energia fotovoltaica para docentes da Rede Federal

publicado: 12/04/2019 14h42, última modificação: 11/06/2019 08h46

Entre os dias 8 e 12 de abril e de 13 a 17 de maio,  a Setec e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), através do programa Energif, com apoio do IFMG, promovem o curso de Capacitação de Docentes na área de Energia Fotovoltaica.  Com aulas ministradas nos campi de Ribeirão das Neves e Ouro Preto, objetivo é a formação de docentes da Rede Federal para implementação dos cursos propostos na área.

“Estamos contentes com a oportunidade de realizar esta qualificação. Em nossa comunidade temos uma crescente demanda por profissionais capacitados na instalação de sistemas fotovoltaicos e acreditamos que este curso será de grande utilidade para retransmitirmos estes conhecimentos.” Comentam os professores Jonatan Zientarski e Marcelo Borb, do Instituto Federal Catarinense.

Com duração de 80 horas, a capacitação é dividida em dois módulos, ao longo de cinco dias cada. A turma é composta por 25 docentes, sendo 15 vagas reservadas a professores do IFMG. O Campus Betim foi representado pelos professores Welinton Lopes e Reginaldo Ferreira. As aulas são ministradas pelos professores Charles Diniz, diretor do Campus Arcos e Uzoma Edward Madukanya, da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, uma das entidades parceiras no projeto.

"A  troca de experiências com os outros participantes está funcionando muito bem. Tenho certeza que sairei deste treinamento com excelente bagagem para replicar os conhecimentos adquiridos aos meus alunos e colegas de trabalho "- (Neolmar de Matos Filho, docente do Cefet-MG, Campus Curvelo).

A capacitação

O primeiro módulo aborda os temas relativos à profissão de instalador de sistemas fotovoltaicos,  como montagem, instalação e startup desses sistemas,  com uma abordagem prática, inclusive relacionada à segurança do trabalho

Agendado para o mês que vem, no Campus Ouro Preto, o segundo módulo aprofunda os conhecimentos necessários para ministrar os outros dois cursos: de Especialização Latu Sensu e Especialização Técnica. Dessa forma, os tópicos de dimensionamento e layout de sistemas fotovoltaicos são ensinados, utilizando- se os programas PVSyst e PV*Sol.

WhatsApp Image 2019-04-09 at 12.04.59.jpeg

Para Bárbara Mara Ferreira Gonçalves, docente do recém inaugurado Campus Ibirité, a capacitação é uma realização profissional e pessoal. “Os instrutores têm muita experiência, conhecimento técnico e acadêmico. Será essencial na minha formação para ministrar os cursos na área de energias renováveis. Vamos formar profissionais para o futuro!”

O curso é uma parceria entre o EnergIF (Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal), Setec/MEC e  a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ).

Usina fotovoltaica

É um sistema capaz de gerar energia elétrica por meio da radiação do sol. Em termos gerais, funciona da seguinte forma: a energia solar incide sobre os painéis fotovoltaicos que, instalados estrategicamente (em sua maioria, em telhados), são responsáveis por captar e transformar essa energia em energia elétrica.

Essas usinas de energia fotovoltaica  são uma realidade no IFMG desde 2017, quando foram instaladas em oito unidades.  Até meados deste ano, todos os campi do Instituto contarão com uma usina própria instalada.

Clique aqui para conhecer o projeto.

video_usinas_play.jpg