Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG promove palestra com vencedora do prêmio '25 mulheres na Ciência América Latina'
conteúdo

Notícias

IFMG promove palestra com vencedora do prêmio '25 mulheres na Ciência América Latina'

A convite da Pró-reitoria de Pesquisa, Larissa dos Anjos participa de encontro no dia 27 de março, às 15h, no canal IFMG Play. Atividade on-line e gratuita é aberta para toda a comunidade acadêmica. Participe!
publicado: 23/03/2023 14h02, última modificação: 23/03/2023 14h02

Na próxima segunda-feira, 27 de março, a Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação recebe a pesquisadora Larissa dos Anjos, uma das brasileiras a conquistar o prêmio "25 mulheres na Ciência América Latina". Integrando a programação do IFMG em comemoração ao mês da mulher, a cientista vai ministrar a palestra "A mulher na ciência na Amazônia: um relato de experiência", por meio do canal no YouTube IFMG Play.

O evento é gratuito e aberto a estudantes, servidores e público em geral. Além de trazer a experiência da cientista Larissa dos Anjos, a palestra fará uma reflexão sobre a luta por equidade, igualdade e reconhecimento de direitos das mulheres. A transmissão começará às 15h, neste link

 

Doutoranda em Geografia, a amazonense Larissa dos Anjos está entre as vencedoras da 3ª edição do “25 Mulheres na Ciência América Latina”. A iniciativa é da empresa internacional 3M e visa dar destaque a mulheres que se dedicam à ciência na promoção e desenvolvimento de projetos. O Brasil teve oito pesquisadoras premiadas. Fazem parte, ainda, do time, profissionais da Colômbia, Chile, Costa Rica e México. O anúncio das vencedoras ocorreu no dia 10 de fevereiro.

De acordo com a 3M, a ideia é dar maior visibilidade a iniciativas científicas e seus impactos positivos na sociedade, a partir da aplicação das disciplinas STEM que em português significa: Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. A premiação visa incentivar meninas, jovens e mulheres em países latino-americanos, já que essas áreas são, predominantemente, dominadas por homens. Segundo dados da Unesco, em todo o mundo, as mulheres representam apenas 35% dos que buscam o ensino superior em STEM e são menos de 30% dos pesquisadores científicos.

Leia a entrevista de Larissa dos Anjos para a revista Cenarium Amazônia

Sobre a pesquisadora

Doutoranda em Geografia na linha de pesquisa Estudos ambientais e Geotecnologias pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestra em Geografia na linha de pesquisa Domínios da natureza na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Especialista em Geoprocessamento pela Pontifícia Universidade Católica-PUC-MINAS, Ciências humanas e sociais aplicadas e o mundo do trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Embaixadora de Saúde Pública (USP/2023). Graduada em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Integrante dos Grupos de Pesquisas: Geografia Física: ensino e pesquisa; Laboratório de Ensino e Experiências Transdisciplinares em Educação (LEPETE). Tem experiência em Geografia, com ênfase no Ensino de Geografia, Geografia da Saúde e Geoprocessamento. Tem experiência em Geografia, com ênfase no Ensino de Geografia, Geografia da Saúde e Geoprocessamento. Apresenta interesse em discutir o planejamento da saúde na Amazônia Brasileira e o Ensino da Geografia da Saúde voltado para o Projeto de vida no Ensino Básico.