Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor da área de Linguagens organiza dossiê "Pedagogia das Artes Cênicas"

Professor da área de Linguagens organiza dossiê "Pedagogia das Artes Cênicas"

publicado: 08/04/2019 09h03, última modificação: 26/04/2019 15h48

Acaba de ser lançado o dossiê "Pedagogia das Artes Cênicas: desafios e resistências(QUALIS A1), organizado pelo professor Tiago Cruvinel, do IFMG Campus Betim, e pelo professor Vicente Concílio, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Além da organização do dossiê, o professor Tiago Cruvinel também publicou um artigo intitulado "Avaliação qualitativa do ensino de Arte no Ensino Médio", resultado do seu Pós-doutorado na Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2018-2019) e da Pesquisa de Iniciação Científica desenvolvida nos campi de Betim, Ouro Branco e Conselheiro Lafaiete (2018).

O professor Tiago Cruvinel também foi responsável pela tradução de um artigo, em francês, intitulado: "Autoconhecimento por meio do corpo do outro: quando um curso de idiomas se abre ao teatro da vida" escrito pela professora Graça dos Santos, da Universidade Paris Ouest Nanterre La Défense.

O Dossiê temático "Pedagogia das Artes Cênicas: desafios e resistências", é fruto do V Encontro Nacional de Pedagogia das Artes Cênicas, ocorrido há quase um ano.

Para os editores, " Resistir é não ceder ao choque, é agir na defesa ou na proteção de si mesmo ou de algo seu. Eis o nosso maior desafio no momento. Em tempos de cólera, com tantas ameaças e retrocessos, jamais sucumbiremos. Continuaremos firmes e nos protegeremos, enquanto área, na luta pelo direito dos alunos e das alunas ao ensino das Artes Cênicas (Teatro e Dança) nas escolas e nas comunidades. Essa publicação acaba por se tornar também uma resistência conjunta, pois ao apresentarmos um grande espectro das pesquisas no campo da Pedagogia das Artes Cênicas e seus desafios, em contextos diversos, mostramos a importância e a relevância da área para o país"

Dessa forma, convidamos a comunidade acadêmica para que conheça uma das principais revistas de Artes Cênicas da América Latina e que apreciem a leitura!

Link da Revista Urdimento: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/issue/view/639/showToc