Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor do Campus Betim participa de capacitação em Biogás

Professor do Campus Betim participa de capacitação em Biogás

publicado: 09/05/2018 10h16, última modificação: 28/08/2018 08h30

O professor de Química Orgânica do Campus Betim, Luiz Antonio Pires Fernandes Junior, foi selecionado para participar de capacitação na área de Biogás promovido pelo Ministério da Educação, em parceria com o governo alemão e a empresa ME-LE Energietechnik GmbH. O curso reúne docentes e pesquisadores de todo o país com o objetivo de formar multiplicadores com conhecimento especializado para atuarem na implantação de cursos relacionados com a produção de biogás, contribuindo para a diversificação da matriz energética nacional.  A capacitação é parte integrante do Programa EnergIF, que visa a criação de uma cultura em energias renováveis e eficiência energética na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

A capacitação teve início início em novembro do ano passado, em regime semipresencial e com encontros mensais realizados ao longo dos anos de 2017 e 2018,  totalizando 1.030 horas de duração. As atividades estão sendo conduzidas pela ME-LE Akademie, o braço de formação profissional da empresa ME-LE, sendo que a parte presencial está ocorrendo no Campus Uberlândia Centro do Instituto Federal do Triângulo Mineiro/IFTM.

Na avaliação do diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, SETEC/MEC, Romero Portella Raposo Filho, o maior beneficiado com a parceria é o aluno e, por consequência, o professor. “Conseguimos abrir as portas de um centro tecnológico como a ME-LE para que nossos alunos tenham aulas na prática, e saibam como aquilo funciona na realidade; e ao mesmo tempo, conseguimos capacitar também o nosso professor”, destaca.

O professor Luiz é formado em Química Industrial e tem Mestrado e Doutorado em Química Orgânica com ênfase em estudos ambientais pela Universidade Federal Fluminense/UFF. Em decorrência de sua participação na capacitação, foi indicado para o Grupo de Trabalho (GT) em Biogás e Biometano junto à SETEC/MEC, cuja finalidade é subsidiar ações, programas e atividades para a ampliação da oferta de Educação Profissional e Tecnológica em Energias Renováveis e Eficiência Energética pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Também organizou o curso FIC "Formação de Operadores de Estações de Tratamento de Esgotos com aproveitamento energético de Biogás", em conjunto com a PRPPG. Com 80h de duração e no formato semipresencial,  o curso  será oferecido a partir do segundo semestre deste ano às comunidades interna e externa,  contando com a parceria da empresa ME-LE e a participação de docentes dos campi Santa Luzia e Sabará. Além disto, o professor Luiz está coordenando o projeto interdisciplinar "Sustentabilidade Ambiental", que dentre suas metas está a construção de biodigestores para a produção de biogás. O projeto interdisciplinar foi desenvolvido com a participação de docentes do campus Betim nas áreas de química, biologia, linguagens e geografia e está sendo realizado com os alunos do 3º ano do curso Técnico em Química do campus.

(com informações do Ministério da Educação)