Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Betim realiza Semana da Consciência Negra

Campus Betim realiza Semana da Consciência Negra

publicado: 23/11/2018 13h43, última modificação: 23/11/2018 13h54

Aconteceu entre os dias 12 e 14 deste mês a III Semana da Consciência Negra do Campus Betim. O evento, previsto no calendário acadêmico da escola, propôs diversas atividades, como rodas de conversa, oficinas, sarau afro e cinema comentado. Foram contemplados com as atividades tanto os alunos do ensino técnico integrado quanto os do ensino superior.

Durante os três dias de evento, os participantes puderam debater e repensar a condição do negro no âmbito nacional e internacional, além de discutir questões sobre feminismo negro e movimentos negro LGBTQ, assuntos em voga na atualidade.

Segundo a professora Aline Arruda, presidente da comissão organizadora do evento, este momento contribui muito para a formação humana dos estudantes: “embora novembro tenha se tornado um momento de reflexão obrigatória, sempre ressalto a importância de se trabalhar a cultura e a arte relacionadas às questões negras o ano inteiro, e a escola não pode ficar de fora”.

Para a professora Isabel Reis, que se autodeclara negra, “é preciso dar voz aos negros nos diversos espaços sociais que hoje ocupam, e este evento marca nosso lugar de existência e resistência”.

Conforme afirmou a aluna Amanda Gonçalves (1º Ano Automação), o evento foi muito interessante e enriquecedor, além de ter sido algo diferente daquilo que era ofertado em sua escola anterior. Já o aluno Vinícius Vertello (3º Ano Mecânica) salientou que participar deste evento proporcionou a ampliação de seu horizonte cultural, especialmente o relacionado à música ao participar da oficina de tambor, uma vez que tem afinidades com esta esfera.

Veja fotos do evento clicando aqui!