Você está aqui: Página Inicial > InfoCursos > Metalurgia > Justificativa
conteúdo

Metalurgia

Justificativa

publicado: 13/01/2017 16h24, última modificação: 13/04/2018 12h18

Os investimentos em educação no Brasil, nos últimos anos, têm proporcionado o aumento na oferta de mão de obra qualificada, gerando conhecimentos e tecnologias tão importantes para o desenvolvimento do país, melhorando o nível de vida de seus cidadãos, viabilizando sua ascensão social.

Segundo dados do Jornal Valor Econômico, Postado em: 05/01/12, mesmo com a diminuição do ritmo de contratações por conta da crise econômica, as empresas dos setores de mineração e siderurgia estão investindo pesado na formação de profissionais especializados. Com a expansão dos projetos nessas áreas, a demanda por mão de obra é grande e a saída encontrada pelas companhias tem sido apostar em programas de qualificação.

A Vale recrutou de janeiro a outubro de 2011, 19 mil trabalhadores, sendo 14,5 mil deles no Brasil. A ThyssenKrupp CSA, que desde 2007 selecionou e formou 2,5 mil profissionais, abre anualmente 100 vagas qualificadas para a área de operação. E a ArcelorMittal, cuja rotatividade de pessoal é de 3% a 4% ao ano, busca anualmente 500 novos profissionais.

Segundo Onildo Marini, diretor executivo da Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira (Adimb), o alto nível de especialização é a maior dificuldade do setor.

Esse cenário atinge também a siderurgia. Segundo Ricardo Garcia, vice-presidente de RH, a ArcelorMittal reduziu à metade as contratações no segundo semestre de 2011, sendo que a grande lacuna do setor é de profissionais na área metalúrgica principalmente de nível superior. A empresa investiu nos últimos três anos R$ 45 milhões em capacitação no intuito de fomentar a formação de mão de obra.

De acordo com Horacídio Leal Barbosa Filho, diretor executivo da ABM (Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração), "Ou formamos profissionais ou vamos importar gente. Em 2010, foram expedidas licenças de trabalho para 25 mil estrangeiros". (Fonte: Carmen Nery (Valor Econômico) postada em: 05/01/12).

 

O IFMG visa formar profissionais qualificados, competentes, criativos e atentos às necessidades de mudanças e adaptação da sociedade, oferecendo cursos na modalidade de ensino a distância de forma a atender às demandas profissionais de municípios. O Curso Técnico em Metalurgia vem favorecer o ensino-aprendizagem, visando à melhor formação e capacitação dos alunos que, muitas vezes, por terem uma dupla jornada trabalho/escola não possuem possibilidades de realizar o curso de forma presencial.

A cidade de Betim, situada na região metropolitana de Belo Horizonte, possui o 2o PIB de Minas Gerais, com um importante parque industrial e econômico, destacando-se a Fiat Automóveis e a Refinaria Gabriel Passos.

A instalação do Curso Técnico em Metalurgia na modalidade à distância, justifica-se pela existência de diversas indústrias em que esse profissional pode atuar e a escassez de técnicos qualificados para atender essa demanda, podendo atender de forma ágil e com qualidade, utilizando-se ferramentas modernas para o ensino a distância.

A educação tecnológica procura integrar o acesso a conhecimentos científicos e tecnológicos com uma formação humana do cidadão, sendo que a oferta do Ensino Técnico de Metalurgia na modalidade a distância visa promover a Educação no sentido mais amplo.

A Instituição IFMG- Campus Ouro Preto oferece o Curso de Metalurgia, desde 1944, quando ainda era conhecida como Escola Técnica Federal de Ouro Preto, sendo o mais antigo do País. A Instituição busca agora, oportunizar ao aluno que completou o Ensino Médio, essa mesma qualidade de ensino adquirida ao longo dos anos, por meio da inovação na modalidade à distância.

O técnico em metalurgia é um profissional com formação e capacitação para atuar em diversas áreas da indústria, tais como: laboratórios de análises metalográficas, químicas, e de ensaios físicos e mecânicos; produção de metais, tratamento térmico, soldagem, fundição e conformação mecânica, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, projetos e seleção de materiais.