Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aluno do Curso de Física desenvolve projeto de telescópio de baixo custo

Aluno do Curso de Física desenvolve projeto de telescópio de baixo custo

publicado: 18/12/2019 14h42, última modificação: 20/01/2020 13h33

O aluno Juarez de Paula do Rosário, do curso de Física do IFMG Campus Congonhas, desenvolveu um modelo de telescópio de baixo custo, que pode ser construído pelos próprios alunos e com o uso de materiais reutilizáveis. Neste ano, o modelo do telescópio foi construído no Campus Conselheiro Lafaiete por meio do projeto "Astronomia ao Alcance de Todos".

De acordo com o professor de física, Fernando Jesus de Oliveira, que coordenou o projeto, a ideia surgiu após conhecer o telescópio construído pelo aluno Juarez de Paula Rosário no Campus Congonhas. “Ele forneceu todas as orientações necessárias, tendo participado ativamente em todo o processo de construção”, afirma.

Participaram do projeto, 16 alunos dos Cursos Técnicos Integrados em Mecânica e Eletrotécnica, com o apoio do Técnico do Laboratório Vítor Santos. “Compramos os blocos de vidro planos e fizemos um corte circular nas peças. Depois foi feito um desbaste para produzir uma curvatura e obtermos um espelho côncavo. Foram utilizados ainda vários abrasivos para dar um polimento cada vez melhor à peça. Os alunos também construíram a base de suporte para o telescópio e as peças para a montagem dos espelhos no tubo”.

Segundo Juarez Rosário, com o telescópio construído era possível observar claramente as crateras da lua, as luas de Júpiter e os anéis de Saturno, entre outros planetas e constelações. “Quando os alunos se envolvem na construção do aparelho, eles ficam muito entusiasmados. Eles têm vontade de construir seu próprio equipamento que pode ser utilizado para abordar diversos conteúdos do ensino de física como ótica, onda, entre outros”, defende.

Para Fernando de Oliveira, “um projeto como este é importantíssimo na aprendizagem dos alunos, pois eles adquirem conhecimentos e habilidades que não teriam de outra forma. Ao colocar em prática vários conceitos e teorias, constrói-se uma aprendizagem muito mais efetiva, além de tornar a física mais interessante e atrativa para todos”.

No próximo ano, o professor pretende usar o telescópio para motivar o estudo da astronomia, fazendo observações astronômicas noturnas dos planetas e da lua no campus ou até mesmo em outras escolas da região. Também estão planejando montar outro telescópio com uma maior abertura (diâmetro do espelho) para obter imagens ainda melhores do que as que tem com o telescópio construído neste ano.

O projeto de construção do telescópio é parte das atividades desenvolvidas pelo Projeto de Astronomia do Campus Congonhas, que tem como objetivo disseminar o conhecimento sobre astronomia e despertar o interesse pelas ciências, capacitando professores e recebendo visitas das escolas públicas da região do Alto Paraopeba.

. . . . . .

registrado em: