Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I Festival de Arte e Cultura do Alto Paraopeba será realizado de 3 a 7 de abril

I Festival de Arte e Cultura do Alto Paraopeba será realizado de 3 a 7 de abril

publicado: 21/03/2019 14h44, última modificação: 22/03/2019 14h41

Entre os dias 3 e 7 de abril, será realizado I Festival de Arte e Cultura do Alto do Paraopeba (FACAP), entre os dias 03 a 07 de abril de 2019, no distrito de Lobo Leite/MG. O evento é organizado pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – Campus Ouro Branco e Congonhas, em parceria com a Universidade Federal de São João Del Rei – Campus Alto Paraopeba (UFSJ) e a Prefeitura Municipal de Congonhas, por meio da Secretaria de Cultura.

Para promover o intercâmbio cultural entre diversos municípios pertencentes à região do Alto Paraopeba, a programação conta com grandes apresentações e diversos shows musicais, teatrais, exposições artísticas, encontros literários, mesas redondas, encontro de folias e oficinas abertas ao público (culinária, artesanato, entre outras). O evento também vai oferecer atrações direcionadas ao público infantil, além de comidas típicas e cervejas artesanais.

“Nossa região é muito privilegiada em termos de arte e cultura”, defende Heleniara Moura, uma das idealizadoras e coordenadora do festival. E completa: “estamos com muita expectativa, pois há uma riqueza artístico-cultural gigantesca no Alto Paraopeba compatível com as belezas naturais da região: belas paisagens que são moradas de grandes artistas”.

“Quando nos reunimos com a comunidade de Lobo Leite/MG e os demais parceiros, sentimos que ali havia mais que um grupo de trabalho, havia um incrível desejo transformador”, destacou o também coordenador do FACAP, Carlos Eduardo de Souza. Para ele, esses encontros possibilitaram ainda muitas reflexões em relação à arte e à cultura da região do Alto Paraopeba, demonstrando a necessidade de criação de espaços e oportunidades para os artistas regionais se (re)conhecerem, fortalecerem suas identidades e poderem expressar as riquezas artísticas e histórico-culturais locais. “É necessário, cada vez mais, transpor a barreira da indústria cultural de massas que acaba por pulverizar os milhares de artistas regionais”.

Camila Nogueira, coordenador do evento, ressaltou que a iniciativa vem ao encontro da proposta de integração da região estimulada pelas gestões dos centros educacionais localizados no Alto Paraopeba. Por fim, a coordenadora Jeanne Botelho, lembra que o festival inaugura uma importante iniciativa na região do Alto Paraopeba uma vez que o fomento à produção cultural regional pode repercutir positivamente no potencial turístico do Alto Paraopeba.

Fiquem ligados na programação e não percam esse encontro da arte e da cultura do Alto Paraopeba!

registrado em: