Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG abre inscrições para Processo Seletivo do 2º semestre

IFMG abre inscrições para Processo Seletivo do 2º semestre

publicado: 06/05/2019 19h51, última modificação: 10/06/2019 09h20

Estão abertas até o dia 23 de maio, as inscrições para o Processo Seletivo 2019 referente ao 2º semestre do IFMG Campus Congonhas que irá ofertas Curso Técnicos Concomitantes e Subsequentes e Graduação em Engenharia Mecânica. Todos os cursos são gratuitos.

Entre os Cursos Técnicos, há opções na modalidade concomitante (quando o aluno faz o Ensino Médio regular numa outra escola e cursa o técnico simultaneamente no IFMG) e subsequente (para candidatos que possuem o Ensino Médio concluído). A seleção será por meio prova objetiva prevista par ser realizada para o dia 16 de junho.

Já o ingresso nos cursos de graduação ocorre com a utilização da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesse caso não são aplicadas provas do IFMG, mas para concorrer às vagas, o candidato tem que ter feito uma das três últimas edições do exame (2018, 2017 ou 2016).

Os interessados devem se inscrever na página do Processo Seletivo. Para se cadastrar é necessário inserir informações pessoais e documentos como RG e CPF. Ao final do preenchimento, o candidato deve emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 50, em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos correios. Quem precisar solicitar isenção da taxa deve ficar atento ao prazo que vai até 15 de maio.

Do total de vagas ofertadas, 50% estão reservadas à inclusão social pelas ações afirmativas destinadas a candidatos que tenham cursado, integralmente, o Ensino Médio e/ou Ensino Fundamental em escolas públicas, respeitando a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do IBGE. Os outros 50% são destinados à ampla concorrência.

Cursos Técnicos Concomitante

Técnico em Mineração - Campus Congonhas - 35 vagas