Você está aqui: Página Inicial > Inovação itinerante: IFMG inaugura laboratório de inovação colaborativo

Inovação itinerante: IFMG inaugura laboratório de inovação colaborativo

Caminhão levará aos mais distantes lugares de Minas Gerais, ferramentas e recursos de última geração para o desenvolvimento de produtos e processos.
publicado: 09/05/2022 14h48, última modificação: 09/05/2022 14h48

A comunidade acadêmica do IFMG ganhou na última sexta-feira, 6 de maio, mais um instrumento de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão: o Laboratório de Inovação Colaborativo (LIC), espaço móvel e itinerante que irá percorrer todos os campi do IFMG promovendo a criatividade, a colaboração, a experimentação e, principalmente, a inovação.

A cerimônia de inauguração foi realizada no Campus Santa Luzia, com a presença do reitor do IFMG, Kléber Gonçalves Glória; do pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPPG), Fernando Braga; do diretor-geral do campus Santa Luzia, Wemerton Luís Evangelista; do coordenador de inovação do IFMG, Norimar de Melo Verticchio; do idealizador e coordenador do projeto, Edilson Nolaço; além dos diretores-gerais dos campi Betim e Ribeirão das Neves, chefes de departamento, servidores da reitoria e estudantes do campus.

O caminhão-laboratório está equipado com impressora 3D, máquina de corte a laser, lousa interativa, kit arduíno, notebooks, óculos de realidade virtual, filmadora, drone, iPads, Smart TV, projeto de tela, além de mobiliário como mesas e cadeiras para favorecer o ambiente colaborativo e acessibilidade para os usuários com mobilidade reduzida..

Segundo o reitor do IFMG, Kléber Gonçalves Glória, é preciso estar à frente na transformação da sociedade e contribuir com as mudanças do Estado. “Estamos vivendo um momento de intensa transformação. E o laboratório chega como um instrumento de transformação social, potencialização do ambiente participativo de aprendizagem na comunidade, além de fortalecer o ecossistema de inovação”, disse o reitor ao ressaltar que o LIC também irá percorrer todos os campi do IFMG.

O laboratório será administrado pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e, nesta primeira fase, ficará disponível aos estudantes dos campi Santa Luzia, Ribeirão das Neves e Betim por um período de três meses em cada localidade. A partir disso, o calendário de agendamento será feito por meio de edital e aberto para outras instituições mineiras.

Segundo o coordenador e idealizador do projeto, Edilson Nolaço, o investimento do caminhão-laboratório foi de R$824.571,00 e financiado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). “O projeto precisou ficar em standby por conta da pandemia, mas já está disponível com equipamentos de última geração para que professores e estudantes iniciem seus projetos e vejam os resultados na prática”, ressaltou.

De acordo com o NIT, quando montado, o laboratório pode servir como ambiente para palestras, workshops e ainda é possível utilizá-lo para criar protótipos ou até mesmo fazer experimentos na área de inovação.

Sobre o Laboratório de Inovação Colaborativo (LIC)

O LIC Móvel é um importante instrumento de propagação de conhecimento e tecnologia, permitindo levar aos mais distantes lugares do Estado de Minas Gerais ferramentas e recursos de última geração para o desenvolvimento de produtos e processos. Trata-se de um recurso importante para a disseminação da ciência, da tecnologia e do empreendedorismo por todas as regiões do Estado de Minas Gerais. Permitirá ainda, aos Institutos Federais de Minas Gerais, desenvolverem parcerias com investidores para o desenvolvimento de produtos e processos que atendam às necessidades das comunidades e dos arranjos produtivos locais, além de permitir ações educativas em áreas remotas do Estado de Minas Gerais.

registrado em: