Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para o Processo Seletivo 2020

Inscrições abertas para o Processo Seletivo 2020

As inscrições vão até 30 de outubro e há vagas para cursos técnicos e graduação
publicado: 02/10/2019 16h09, última modificação: 13/11/2019 18h36

Estão abertas até o dia 30 de outubro, o período de inscrições para o Processo Seletivo 2020 do IFMG. No Campus Congonhas, há vagas para os cursos técnicos em Edificações, Mecânica e Mineração, na modalidade integrado e subsequente, e nos cursos de graduação em Engenharia de Produção e Licenciatura em Física e Letras (com Habilitação Português/Inglês). Todos os cursos oferecidos são gratuitos.

Inscrições no Processo Seletivo

Os interessados em se inscrever devem acessar o portal do Processo Seletivo, ler as informações disponíveis e efetuar a inscrição no sistema Gestão de Concursos da Fundep. Para se inscrever, é preciso fornecer dados pessoais, incluindo documentos como RG e CPF, e emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) para efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 60, em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos correios.

Fique ligado! O edital prevê isenção para quem tiver renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. As solicitações de dispensa do pagamento da taxa de inscrição poderão ser feitos até o dia 11 de outubro, pelo sistema de inscrição na internet, mediante comprovação dos requisitos previstos no edital.

Do total de vagas ofertadas, 50% estão reservadas à inclusão social pelas ações afirmativas destinadas a candidatos que tenham cursado o Ensino Médio/Ensino Fundamental em escolas públicas, respeitando a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do IBGE. Os outros 50% são destinados à ampla concorrência.

Seleção dos Cursos Técnicos
Os candidatos para os cursos técnicos integrados e subsequentes deverão fazer uma prova de múltipla escolha que será realizada no dia 1º de dezembro de 2019. A prova conta com 50 questões e os candidatos não poderão obter 0 em nenhuma área de conhecimento. Os cursos técnicos integrados são para estudantes que finalizaram o Ensino Fundamental, já os cursos técnicos subsequentes são pra aqueles que terminaram o Ensino Médio.
Seleção Cursos de Graduação
A seleção de candidatos para as vagas dos cursos de graduação é feita com base na nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Não há aplicação de provas neste caso. Quem se inscrever poderá utilizar o resultado de uma das últimas três edições do Enem (2017, 2018 ou 2019). Neste caso, o requisito é que o candidato não tenha obtido nota zero em nenhuma das provas, incluindo a redação. Também há ofertas de vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU). A inscrição, neste caso, é realizada conforme calendário do Inep.

Saiba mais: Chega a 3.945 o número de vagas abertas neste processo seletivo para ingresso em 116 cursos, nas modalidades Técnico Integrado ao Ensino Médio, Técnico Subsequente e Graduação. Com Reitoria instalada em Belo Horizonte, o IFMG é uma instituição multicampi, presente em 18 cidades de Minas: Betim, Ibirité, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Ponte Nova, Arcos, Bambuí, Formiga, Piumhi, Governador Valadares, Ipatinga e São João Evangelista.

registrado em: