Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertas inscrições para bolsa de Projeto de Pesquisa da Área Engenharia de Produção

publicado: 20/07/2021 20h37, última modificação: 21/07/2021 10h37

Estão abertas até o dia 25 de julho as inscrições para bolsista do Projeto de Pesquisa Otimização da elaboração da grade de horários do IFMG  Campus Congonhas. Podem se candidatar os alunos regularmente matriculados nos Cursos de Graduação do Campus Congonhas.

Os alunos deverão se inscrever por meio de formulário eletrônico. A seleção contará com prova de lógica de programação, histórico escolar e entrevista.

Os interessados devem estar regularmente matriculados no IFMG Campus Congonhas; possuir computador residencial com acesso à internet e Smartphone, necessários ao desenvolvimento das atividades; não estar vinculado a outro tipo de bolsa de fomento proveniente de órgãos públicos (exceto bolsa de Assistência Estudantil).

Será disponibilizada uma bolsa PIBIC no valor de R$ 400,00 com vigência de 12 meses.

Todas as dúvidas relacionadas a este processo de seleção de bolsistas deverão ser encaminhadas ao e-mail da Professora Orientadora do Projeto, Luiza Real, luiza.real@ifmg.edu.br.

Sobre o projeto: Todo início de semestre letivo, os institutos de ensino superior precisam elaborar a grade de horários de todos os cursos ofertados, para alocar eficientemente professores, disciplinas e salas de aulas. Mais do que construir uma grade de horários viável, requisitos específicos precisam ser atendidos. No Instituto Federal de Minas Gerais — Campus Congonhas, o atual processo de elaboração de horários é realizada pela secretaria com o auxílio do software aSc TimeTables. Contudo, esse software não atende aos requisitos específicos do campus, durante a construção da grade de horários, tornando necessário a realização de intervenções manuais e reprocessamento. Ademais, o tempo de execução é de várias horas, sendo uma atividade que demanda uma semana ou mais de trabalho, para se ter uma solução aceitável. Nesse contexto, essa pesquisa tem o objetivo de desenvolver uma ferramenta computacional, baseada na solução de um modelo matemático de programação linear inteira, para auxiliar no processo de elaboração de grade de horários do IFMG Campus Congonhas, que atenda às necessidades específicas do campus e que dependa de menos intervenções manuais.

Inscreva-se aqui

registrado em: