Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aluno do IFMG Campus Congonhas é selecionado para participar do Parlamento Jovem Brasileiro

publicado: 20/09/2017 10h45, última modificação: 16/10/2017 14h42

O aluno Fernando Eduardo Moreira, do 2° ano do Curso Técnico Integrado em Mecânica do IFMG Campus Congonhas, irá participar entre os dias 25 e 29 de setembro da 14ª Edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), em Brasília.

Para participar, o aluno, selecionado em primeiro lugar no Estado de Minas Gerais, inscreveu um Projeto de Lei que propõe que as universidades considerem as atividades extracurriculares desenvolvidas pelos alunos em seus processos seletivos, como já praticado por diversas instituições em outros países do mundo.

De acordo com Fernando Moreira, tal medida pode estimular o interesse dos alunos por outras atividades contribuindo para sua formação, seu envolvimento nas escolas e na comunidade, a melhoria no comprometimento e desempenho dos alunos.

Realizada anualmente, a iniciativa possibilita aos alunos de ensino médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático por meio da participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados.

Ao todo, 78 alunos tomam posse e atuam como deputados jovens, participando ativamente de uma simulação de todo o processo legislativo, elaborando projetos de leis e debatendo temas de grande importância para o País.

Na ocasião, os participantes tem a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões em meio à convivência com as diversas culturas do País. Além de construir um olhar mais crítico, os jovens potencializam sua atuação democrática e seu protagonismo político.

A seleção é feita com base na elaboração de um projeto de lei a partir da realidade do país, observando os problemas que precisam de solução e propondo possíveis alternativas em formato de propostas de lei sobre qualquer tema.

O número de vagas de deputados jovens disponíveis para os Estados e Distrito Federal é proporcional ao número de Deputados Federais. No caso de Minas Gerais, são 8 deputados jovens equivalentes aos 53 deputados da bancada estadual no órgão.