Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Calouros do segundo semestre de 2021 podem solicitar Auxílio Permanência do Programa de Assistência Estudantil
conteúdo

Notícias

Calouros do segundo semestre de 2021 podem solicitar Auxílio Permanência do Programa de Assistência Estudantil

publicado: 05/10/2021 16h07, última modificação: 06/10/2021 19h29

Os alunos ingressantes dos cursos técnicos e de graduação do segundo semestre letivo de 2021 do IFMG Campus Congonhas podem solicitar o Auxílio Permanência do Programa de Assistência Estudantil. São oferecidas quatro modalidades de bolsa permanência com valores de R$ 150,00 a R$ 400,00 de acordo com o perfil socioeconômico dos estudantes.

Podem participar do processo seletivo, os alunos ingressantes do segundo semestre de 2021, regularmente matriculados que se encontram em situação de insuficiência de recursos financeiros e socioculturais. Prioritariamente estudantes que possuam renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo e/ ou oriundos da rede pública de educação básica.

Para se inscrever, é necessário acessar o Sistema de Seleção da Assistência Estudantil (SSAE), preencher o Questionário Socioeconômico e anexar a documentação comprobatória. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de outubro.

A concessão dos auxílios será realizada mediante análise socioeconômica realizada pelo Núcleo de Assistentes Sociais do IFMG (NASIFMG) que considera dados referentes núcleo familiar do estudante como: renda familiar bruta mensal per capita; bens patrimoniais; situação de trabalho/ocupação; grau de escolaridade do provedor do núcleo familiar; situação de moradia da família; procedência escolar do estudante; meios de transporte; composição familiar; doenças e situações que se caracterizam como situações de risco social.

Edital 13/2021 - Processo Seletivo para a Concessão de Auxílio Socioeconômico do Programa de Assistência Estudantil 2021 - Campus Congonhas

Anexo I - Documentação comprobatória para solicitação de auxílios

Anexo II - Declaração de não exercer atividade remunerada

Anexo III - Declaração de rendimentos

Anexo IV - Declaração sobre o não exercício de atividade remunerada para aposentados

Anexo V - Declaração de ajuda financeira de terceiros

Anexo VI - Declaração de pensão alimentícia

Anexo VII - Recurso de revisão da avaliação socioeconômica

Anexo VIII - Declaração de conta bancária

Anexo IX - Declaração do trabalhador rural

Termo de Compromisso de Adesão

Arquivos que podem te auxiliar para utilizar o Sistema SSAE:

 Orientações Primeiro Acesso    

➤ Manual de Orientação do Aluno  

➤ Vídeos para Utilização do SSAE 

➤ Documentação Obrigatória - Anexo I Comentado 

registrado em: