Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do Campus Congonhas podem solicitar Auxílio Permanência

Alunos do Campus Congonhas podem solicitar Auxílio Permanência

publicado: 19/05/2021 13h35, última modificação: 19/05/2021 15h23

Os alunos dos cursos técnicos e de graduação do IFMG Campus Congonhas podem solicitar o Auxílio Permanência. São oferecidas quatro modalidades de bolsa permanência com valores de R$ 150,00 a R$ 400,00 de acordo com o perfil socioeconômico dos estudantes.

Podem participar do processo seletivo, os alunos regularmente matriculados que se encontram em situação de insuficiência de recursos financeiros e socioculturais. Prioritariamente estudantes que possuam renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo e/ ou oriundos da rede pública de educação básica.

Para se inscrever, é necessário acessar o Sistema de Seleção da Assistência Estudantil (SSAE), preencher o Questionário Socioeconômico e anexar a documentação comprobatória. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de maio.

A concessão dos auxílios será realizada mediante análise socioeconômica realizada pelo Núcleo de Assistentes Sociais do IFMG (NASIFMG) que considera dados referentes núcleo familiar do estudante como: renda familiar bruta mensal per capita; bens patrimoniais; situação de trabalho/ocupação; grau de escolaridade do provedor do núcleo familiar; situação de moradia da família; procedência escolar do estudante; meios de transporte; composição familiar; doenças e situações que se caracterizam como situações de risco social.

Edital 05/2021 - Processo Seletivo para a Concessão de Auxílio Socioeconômico do Programa de Assistência Estudantil 2021 - Campus Congonhas

Anexo I - Documentação comprobatória para solicitação de auxílios

Anexo II - Declaração de não exercer atividade remunerada

Anexo III - Declaração de rendimentos

Anexo IV - Declaração sobre o não exercício de atividade remunerada para aposentados

Anexo V - Declaração de ajuda financeira de terceiros

Anexo VI - Declaração de pensão alimentícia

Anexo VII - Recurso de revisão da avaliação socioeconômica

Anexo VIII - Declaração de conta bancária

Anexo IX - Declaração do trabalhador rural

Termo de Compromisso de Adesão

Todas as dúvidas e informações podem ser esclarecidas através dos seguintes canais de comunicação: e-mail para esclarecimento de dúvidas e envio de orientações: ssocial.congonhas@ifmg.edu.br Whatsapp: (31)3731-8100.

Sobre o Programa de Assistência Estudantil

O Programa de Assistência Estudantil (PAE) tem como objetivo, entre outros, contribuir para a promoção da inclusão social pela educação e minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência e conclusão dos cursos ofertados pelo IFMG.

Arquivos que podem te auxiliar para utilizar o Sistema SSAE:

Orientações Primeiro Acesso

➤ Manual de Orientação do Aluno