Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do Curso de Engenharia de Produção são aprovados em programas de mestrado

publicado: 18/09/2017 09h45, última modificação: 18/09/2017 11h06

Alunos recém-formados do curso de Engenharia de Produção do IFMG Campus Congonhas são aprovados em programas de mestrado oferecidos no País. Ao obter tais conquistas, os ex-alunos lembram com gratidão a trajetória percorrida na instituição e a importância de se envolverem em atividades além da sala de aula.

Aprovada no Mestrado em Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável na Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ), a ex-aluna Kelly Christine Costa, também foi membro, como Diretora de Ensino, do Centro Acadêmico de Engenharia de Produção. “Dentre tudo o que pude vivenciar, destaco o quão importante foi a valorização dos professores e incentivo para uma formação com excelência. Esse apoio me possibilitou intensificar o gosto em estudar, pesquisar e produzir conhecimento, gerando contribuições significativas, práticas e conscientes perante a sociedade”, afirma.

A ex-aluna Karina Milagres, mestranda em Engenharia Química, da Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ), também destaca: “tive a sorte de encontrar grandes educadores e vários amigos, pessoas humanas e inspiradoras no caminho”. Ao longo do curso, a ex-aluna foi membro da Empresa Júnior como Auxiliar Administrativo, monitora do Projeto de Extensão "O ensino da Geometria: da teoria à prática enfatizando problemas de olimpíadas de matemática na prática pedagógica docente" que oferecia um Curso de Capacitação e Formação Continuada para Professores da Educação Básica e voluntária do Projeto de Iniciação Científica "Uso de ferramentas e software estatístico para o aumento da produtividade através de análise quantitativa de variáveis que impactam diretamente no rendimento de processos produtivos".

Já o ex-aluno Luciano Wallace Barbosa, aprovado no Mestrado em Engenharia Mecânica da UNICAMP, participou do Programa de Tutoria, atuou no Projeto de Iniciação Científica "Método dos volumes finitos para equação de convecção e difusão em uma dimensão espacial" e fez parte do Grupo de Pesquisa do IFMG "Gestão de Operações, Logística e Pesquisa Operacional". Durante sua jornada no Campus Congonhas, teve 15 artigos e um capítulo de livro publicado, além de ter apresentado 8 trabalhos e participado de 3 congressos na área. Para ele, “além da família e amigos, a equipe do IFMG foi fundamental para a concretização dessa conquista, principalmente os professores do curso que sempre me incentivaram e me apoiaram, estimulando minha produção acadêmica, fator crucial para conseguir a vaga. A princípio, ingressar em um mestrado conceituado como esse era algo improvável, mas consegui e espero que isso sirva de exemplo para todos os graduandos que anseiam seguir a vida acadêmica”, completou.

Para a coordenadora do curso de Engenharia de Produção, Renata Policarpo, “as conquistas desses alunos refletem o excelente trabalho desenvolvido pelo corpo docente e também pelos demais servidores e funcionários que zelam pelo funcionamento da instituição”. A graduação em Engenharia de Produção promove a capacitação do futuro profissional para projetar, implantar, operar e otimizar sistemas produtivos aliando a produção de bens e serviços às tecnologias e custos. Classificado com conceito 4 pelo Ministério da Educação (MEC), o curso tem duração de 5 anos e oferece 40 vagas anuais no período noturno.