Você está aqui: Página Inicial > Notícias > NOVIDADES: 5ª Chamada e matrícula cursos de graduação pelo SISU 2020/1
conteúdo

Notícias

NOVIDADES: 5ª Chamada e matrícula cursos de graduação pelo SISU 2020/1

RESULTADO DA LISTA DE ESPERA
publicado: 30/01/2020 06h19, última modificação: 28/02/2020 13h39

Quinta Chamada (28/02/2020) 

 Confira os candidatos convocados para a 5ª chamada (lista de espera) dos cursos de graduação oferecidos pelo Campus Congonhas pelo SISU 2020/1. As matrículas serão  realizadas nos dias 28 de fevereiro e 02 de março, de 14h00 às 19h00, na Secretaria de Ensino.   

Cursos de Graduação - SiSU

5ª chamada - Engenharia de Produção (formato.PDF, tamanho 771 KB)

_________________________________________________________________________________________

Quarta Chamada (19/02/2020) 

 Confira os candidatos convocados para a 4ª chamada (lista de espera) dos cursos de graduação oferecidos pelo Campus Congonhas pelo SISU 2020/1. As matrículas serão  realizadas nos dias 20 e 21 de Fevereiro, de 14h00 às 19h00, na Secretaria de Ensino.   

Cursos de Graduação - SiSU

4ª chamada - Letras (formato.PDF, tamanho 779 KB)

4ª chamada - Engenharia de Produção (formato.PDF, tamanho 767 KB)

Entrevistas de Heteroidentificação

Os candidatos das modalidades de vaga L2 e L6, classificados após a manifestação de interesse, passarão pelo processo de heteroidentificação no dia 20/02/2020 no mesmo horário da matrícula, sendo que a oficialização da matrícula está condicionada à aprovação das condições de reserva de cotas. 

 

_______________________________________________________________________________________

Terceira Chamada (14/02/2020) - Retificado (14/02/20)

 Confira os candidatos convocados para a 3ª chamada (lista de espera) dos cursos de graduação oferecidos pelo Campus Congonhas pelo SiSU 2020/1. As matrículas serão  realizadas nos dias 17 e 18 de Fevereiro, de 14h00 às 19h00, na Secretaria de Ensino.   

Cursos de Graduação - SiSU

3ª chamada - Física (formato.PDF, tamanho 718 KB)

3ª chamada - Letras (formato.PDF, tamanho 778 KB)

3ª chamada - Engenharia de Produção (formato.PDF, tamanho 775 KB)

Entrevistas de Heteroidentificação

Os candidatos das modalidades de vaga L2 e L6, classificados após a manifestação de interesse, passarão pelo processo de heteroidentificação no dia 18/02/2020 no mesmo horário da matrícula, sendo que a oficialização da matrícula está condicionada à aprovação das condições de reserva de cotas. 

 

 _____________________________________________________________________________________________________________________________

Segunda Chamada (10/02/2020)

 Confira os candidatos convocados para a 2ª chamada (lista de espera) dos cursos de graduação oferecidos pelo Campus Congonhas pelo SiSU 2020/1. As matrículas serão  realizadas nos dias 12 e 13 de Fevereiro, de 14h00 às 19h00, na Secretaria de Ensino.   

Cursos de Graduação - SiSU

2ª CHAMADA _ FÍSICA_ SISU_ 2020.1

2ª CHAMADA _ ENGENHARIA DE PRODUÇÃO_ SISU _ 2020.1

2ª CHAMADA _ LETRAS (Português.Inglês) _ SISU _ 2020.1

 

Entrevistas de Heteroidentificação

Os candidatos das modalidades de vaga L2 e L6, classificados após a manifestação de interesse, passarão pelo processo de heteroidentificação no dia 13/02/2020 no mesmo horário da matrícula, sendo que a oficialização da matrícula está condicionada à aprovação das condições de reserva de cotas. 

 _______________________________________________________________________________________________________________________

Nos dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro, serão realizadas as matrículas para os candidatos classificados na 1ª Chamada dos Cursos de Graduação em Engenharia de Produção, Física (Licenciatura) e Letras (Licenciatura), com ingresso no primeiro semestre de 2020, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

As matrículas devem ser realizadas presencialmente, de 14 às 19 horas, na Secretaria de Ensino do Campus Congonhas localizado à Avenida Michael Pereira de Souza, 3007 - Bairro Campinho.

Confira o resultado do SISU 2020/1

 Após a divulgação dos resultados, os candidatos que não foram selecionados na primeira chamada deverão manifestar interesse. A participação em lista de espera poderá ser feita apenas na primeira opção de curso previamente escolhida. Caso haja vagas disponíveis, os candidatos serão convocados para a realização das matrículas nas próximas chamadas.

Entrevistas de Heteroidentificação

Os candidatos das modalidades de vaga L2 e L6, classificados após a manifestação de interesse, passarão pelo processo de heteroidentificação nos mesmo dias e horários da matrícula, sendo que a oficialização da matrícula está condicionada à aprovação das condições de reserva de cotas. 

Informações para matrícula: 

O candidato deverá apresentar os seguintes documentos para a matrícula (NÃO possuímos serviço de fotocópia no Campus Congonhas): 

1) Foto recente 3x4;

2) CPF (original e cópia);

3) Carteira de Identidade (original e cópia);

4) Certidão de nascimento (original e cópia);

5) Se maior de 18 anos, título de eleitor com comprovante de votação (1º e 2º turnos) ou documento oficial de justificativa por não ter votado;

6) Certificado militar para candidatos do sexo masculino com idade entre 18 e 45 anos (original e cópia);

7) Certificado e histórico escolar de conclusão do ensino Fundamental ou Médio, conforme o caso, (original e cópia) sem dependência. Caso não tenha, apresentar a Declaração de Conclusão do Ensino Fundamental ou Médio, conforme o caso, sendo que, no prazo máximo de trinta dias, o candidato deverá apresentar o Histórico Escolar;

8) Comprovante de residência (original e cópia - são aceitos conta de água, luz, telefone ou contrato de aluguel);

9) Cartão de vacina.

Observações:

A) Perderá o direito à vaga o candidato que deixar de apresentar, no prazo fixado para matrícula, quaisquer dos documentos de matrícula;

B) É vedado o trancamento de matrícula para discentes ingressantes no primeiro período letivo do curso, seja parcial ou total, exceto nos casos de serviço militar e por motivos de saúde comprovados através de atestado médico. (Art. 45, inciso VI da Resolução nº 030 de 14 de dezembro de 2016). 

C) Conforme legislação vigente, é vedada a ocupação, na condição de estudante, simultaneamente, de 2 (duas) vagas em curso de graduação, no mesmo curso ou em cursos diferentes, em uma ou mais instituições públicas de ensino superior em todo o território No âmbito do IFMG, serão permitidas matrículas simultâneas em cursos de níveis diferentes, observados os requisitos de admissão. (Art. 21 da Resolução nº 30/2016). 

D) O requerimento de matrícula poderá ser feito e assinado pelo próprio candidato, quando maior de 18 anos, ou por terceiros, sendo que estes deverão apresentar procuração assinada pelo candidato e documento de identidade com foto; 

E) Quando o candidato for menor de 18 anos, o requerimento de matrícula somente poderá ser assinado pelos pais ou responsáveis legais, com apresentação de documentação comprobatória e fotocópia legível do documento de identidade.

F) Os meses analisados para as ações afirmativas L1 e L2 são 3 meses anteriores à data da inscrição no processo (outubro, novembro e dezembro).

Reserva de Vagas

O candidato que se inscrever para as vagas destinadas a candidatos negros (pretos ou pardos) deverá preencher o Formulário de Autodeclaração étnico-racial, disponível em https://www2.ifmg.edu.br/portal/processo-seletivo/sisu-2020 e passar pelo processo de heteroidentificação complementar à autodeclaração realizada pelo candidato. O critério de avaliação é unicamente fenotípico (características físicas) do próprio candidato. Não serão considerados outros critérios como documentos pretéritos ou a ascendência (parentes como pais e avós) do candidato.

Os candidatos que se inscreverem para as vagas destinadas a candidatos indígenas deverão apresentar um dos seguintes documentos: declaração oficial emitida pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI), atestando a relação de pertença étnica e social do candidato a um grupo ou comunidade indígena estabelecido no Território Nacional Brasileiro; ou RANI (Registro Administrativo de Nascimento de Indígena); ou Declaração de pertencimento étnico de três lideranças da comunidade, disponível em https://www2.ifmg.edu.br/portal/processo-seletivo/sisu-2020