Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nova edição do Internacionaliza IFMG oferece 14 vagas para intercâmbio em Portugal

publicado: 06/09/2017 13h48, última modificação: 06/09/2017 13h48

Até o dia 2 de outubro, o IFMG recebe inscrições para o Programa Internacionaliza, edição 2018. A seleção é direcionada aos estudantes que desejam desenvolver pesquisas, por meio de intercâmbio estudantil de até cinco meses, com instituições de ensino superior de Portugal conveniadas com o IFMG: Institutos Politécnicos de Bragança, Guarda e Porto. São disponibilizadas 14 vagas.

Por meio do programa, são oferecidos auxílios financeiros aos discentes para custeio parcial de despesas como alojamento, alimentação, seguro viagem internacional e passagens aéreas.

Podem participar os alunos de todos os campi do Instituto matriculados em cursos superiores, desde que atendam aos seguintes requisitos: ter concluído no mínimo 20% e no máximo 95% do curso no momento da inscrição; apresentar coeficiente de rendimento de, no mínimo, 70 pontos; e não ter sido contemplado com bolsa de graduação sanduíche no exterior (Capes/CNPq) ou ter sido selecionado para atividade (anterior) no exterior com recursos da Instituição.

A documentação necessária, especificada no item 6 do edital (abaixo), deverá ser encaminhada, impressa e por correio (somente via Sedex), para a Assessoria de Relações Internacionais. Além disso, o candidato deverá enviar o projeto de pesquisa (Anexo III) em formato PDF para o e-mail internacionaliza@ifmg.edu.br.

A seleção se dará em duas etapas: avaliação e pontuação dos documentos enviados pelo candidato; e avaliação, pela instituição portuguesa de destino, da possibilidade de execução do projeto de pesquisa. O resultado final estará disponível a partir de 1º de dezembro. A previsão de início do intercâmbio é entre os meses de fevereiro e março de 2018.

Acesse:

Edital 089/2017

Anexo I - Formulário de inscrição

Anexo II - Resumo do projeto de pesquisa

Anexo III - Projeto de pesquisa

Anexo IV - Carta de motivação

Anexo V - Declaração de não recebimento de bolsa

Fonte: Diretoria de Comunicação do IFMG.