Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Primeiro aluno concluinte do Curso de Engenharia Mecânica defende TCC

Primeiro aluno concluinte do Curso de Engenharia Mecânica defende TCC

publicado: 05/09/2018 14h22, última modificação: 13/09/2018 16h04

Em agosto, o aluno William Nascimento Silva defendeu o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com o tema “Projeto Conceitual de um Mecanismo para Realização do Processo Bore Welding”, que desenvolveu um protótipo virtual de uma máquina para aperfeiçoar o processo de manutenção de equipamentos em mineradoras.

O processo bore welding é comumente utilizado nas mineradoras do Brasil gerando altas despesas às empresas uma vez que exige profissionais qualificados para sua execução e um grande tempo de manutenção. O sistema projetado pelo aluno realiza os processos de mandrilhamento e soldagem concomitantemente, reduzindo o tempo do processo e melhorando a produtividade bem como a qualidade do processo de manutenção.

O processo bore welding consiste em um preenchimento do olhal pelo processo manual de soldagem Mig/Mag ou mecanizado, ou seja, um soldador ou um dispositivo de soldagem realizam a deposição do material até que se obtenha um diâmetro razoavelmente menor que o diâmetro original do olhal, sendo este último alcançado por meio do processo posterior de mandrilhamento. O processo consiste em duas etapas, ou seja, é necessário o encerramento de uma atividade para o início de outra. Esta troca de processos ocorre após o preenchimento da furação com desgaste e antecede o processo de mandrilhamento, gerando um elevado tempo que pode levar de horas a dias para a recuperação de furos com desgaste. Caso ocorra um erro de medida, o processo deverá acontecer novamente até se obter a medida desejada da furação estipulada pela empresa ou pelo fabricante do maquinário.

De acordo com o orientador do projeto, o professor Marcelo Henrique Bomfim, o processo bore welding proposto apresentou maior simplicidade de confecção em relação aos dispositivos encontrados no mercado. “Os processos de soldagem e mandrilhamento ocorrendo de forma simultânea é o diferencial neste projeto em relação aos existentes, pois tende a diminuir o tempo de parada dos efetivos de manutenção na linha de produção já que não existe a parada após o processo de soldagem para a instalação do mecanismo de mandrilhamento”.

“Além de reduzir o tempo com reparos e afetar diretamente os indicadores de manutenção, o protótipo evita erros provenientes dos operadores em função de sua alta taxa de repetitividade e precisão”, conclui. Por fim, amplia também o perfil da mão de obra necessária, tendo em vista que a confecção do protótipo exigirá a expertise de profissionais das áreas de engenharia mecânica e engenharia elétrica.

Com a defesa do TCC, o aluno William Silva é o primeiro profissional a ser formado pelo curso de Engenharia Mecânica do IFMG Campus Congonhas. Ao promover a capacitação para aplicação de conhecimentos científicos e tecnológicos no planejamento, desenvolvimento, supervisão e análise de sistemas, produtos e processos da indústria, o profissional formado deve ser capaz de solucionar problemas ligados às atividades de projeto, implantação, operação, gerenciamento e manutenção de sistemas de bens e/ou serviços.

Projeto Conceitual de um Mecanismo para Realização do Processo Bore Welding (formato .pdf, tamanho 4,3MB)

registrado em: