Você está aqui: Página Inicial > Ensino > ENCCEJA
conteúdo

ENCCEJA

por mariana.schuchter publicado 10/06/2021 13h37, última modificação 01/07/2022 08h36

ENCCEJA

publicado: 10/06/2021 13h35, última modificação: 01/07/2022 09h15

Informação importante: 

O IFMG-Campus Conselheiro Lafaiete não emite certificados de conclusão referentes ao Encceja 2019. Os participantes desta edição devem procurar unidades do CESEC para emissão do certificado. O Campus Conselheiro Lafaiete emite certificados apenas para os participantes das edições de 2017 e 2018.

Os estudantes que realizaram o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) poderão solicitar a emissão de dois tipos distintos de documentos certificadores:

  • Certificado de Conclusão: O documento reconhece oficialmente que o educando cumpriu, na íntegra, todos os componentes curriculares (disciplinas) do núcleo comum do Ensino Médio.
  • Declaração de Proficiência: A certificação parcial comprova que o participante conseguiu cumprir um ou mais componentes curriculares (disciplinas) nas áreas avaliadas pelo Encceja.

Os interessados deverão atender aos seguintes requisitos:

  • Obrigatoriamente, ter indicado no ato da inscrição do Encceja o IFMG Campus Conselheiro Lafaiete como instituição certificadora;
  • Ter 18 (dezoito) anos completos até a data da prova do ENCCEJA do respectivo ano;
  • Ter atingido o mínimo de 100 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Exame;
  • Ter atingido o mínimo de 5,0 (cinco) pontos na redação.

 ESCOLHA O TIPO DE CERTIFICADO QUE DESEJA SOLICITAR

Certificado de Conclusão do Ensino Médio (antigo 2º grau)  - clique aqui para solicitar

É o documento que reconhece oficialmente que o participante foi aprovado em TODAS as áreas de conhecimento avaliadas no ENCCEJA.

ATENÇÃO!!! Aqueles que irão aproveitar os resultados de uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas em quaisquer edições anteriores do ENCCEJA ou ENEM deverão digitalizar o documento que comprove a eliminação das disciplinas no formato PDF ou JPGE para anexar ao formulário eletrônico.

Declaração Parcial de Proficiência Nível Médio (antigo 2º grau) -  clique aqui para solicitar

É a certificação parcial que comprova que o participante atingiu a pontuação mínima necessária em uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas no ENCCEJA. 

Confira o Edital completo do Encceja 2017  - Clique aqui

Confira o Edital completo do Encceja 2018 - Clique aqui  

Dúvidas: secretaria.conselheirolafaiete@ifmg.edu.br