Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Últimos dias para inscrições no Processo Seletivo 2020/2
conteúdo

Notícias

Últimos dias para inscrições no Processo Seletivo 2020/2

Prazo termina dia 16/10. Neste processo seletivo são oferecidas vagas para cursos técnicos e de graduação em vários campi do IFMG. Totalmente gratuitos! O Campus Governador Valadares oferta neste vestibular 40 vagas para o curso superior em Engenharia de Produção sendo a forma de ingresso pela nota do Enem. Saiba mais!
por Comunicação publicado: 01/10/2020 10h10, última modificação: 14/10/2020 19h12

O IFMG publicou em 29 de setembro os três editais que regem o Processo Seletivo 2020/2, que vai selecionar novos alunos para cursos técnicos e superiores. Conforme os documentos (editais 54, 55 e 56/2020), o período de inscrições ocorre entre os dias 1º e 16 de outubro, com taxa de inscrição no valor de R$ 10.

Devido à pandemia, este processo seletivo, que costumava ocorrer entre os meses de maio e junho, será realizado em outubro. Além disso, a seleção para os cursos técnicos acontecerá, excepcionalmente, via sorteio público de vagas, no dia 29 de outubro. Portanto, os candidatos não farão provas. Já o processo para ingresso nos cursos de graduação, assim como em anos anteriores, ocorrerá com o aproveitamento da nota de uma das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

De acordo com os editais 55 e 56, serão abertas 368 vagas, distribuídas em 11 cursos, sendo sete técnicos e quatro superiores. As oportunidades de formação profissional são para os campi do IFMG em Bambuí, Congonhas, Ibirité, Governador Valadares, Ouro Preto e Ribeirão das Neves. No caso de ingresso no ensino técnico, há opções de cursos concomitantes (quando o aluno faz o Ensino Médio regular numa outra escola e cursa o técnico simultaneamente no IFMG) e subsequentes (para candidatos que possuem o Ensino Médio concluído).

Os interessados devem acessar o endereço para inscrições, disponível no site do IFMG.

Do total de vagas ofertadas, 50% estão reservadas à inclusão social pelas ações afirmativas destinadas a candidatos que tenham cursado, integralmente, o Ensino Médio/Ensino Fundamental em escolas públicas, respeitando a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do IBGE. Os outros 50% são destinados à ampla concorrência.

Candidatos surdos que precisarem de orientações especiais devem solicitar atendimento pelo e-mail vestibular@ifmg.edu.br.

Acesse a página do Processo Seletivo 2020/2

Edital nº 55/2020 - cursos técnicos

Retificação 01 / edital nº 55 - cursos técnicos

Edital nº 56/2020 - cursos de graduação

Confira a relação dos cursos e vagas ofertadas:

CURSOS TÉCNICOS

Concomitantes (simultâneo ao Ensino Médio) Vagas Campus
Técnico em Automação Industrial 40 Ibirité
Técnico em Edificações 35 Congonhas
Técnico em Mecatrônica 40 Ibirité
Técnico em Mineração 35 Congonhas
Técnico em Sistemas de Energia Renovável 40 Ibirité
Subsequentes (posterior ao Ensino Médio) Vagas Campus
Técnico em Agropecuária 30 Bambuí
Técnico em Mecânica 35 Congonhas

CURSOS DE GRADUAÇÃO

Curso Vagas Campus
Engenharia Mecânica 20 Congonhas
Engenharia de Produção 40 Governador Valadares
Tecnologia em Gestão da Qualidade 18 Ouro Preto
Tecnologia em Processos Gerenciais 35 Ribeirão das Neves

Retificação - Em Retificação publicada no dia 30 de setembro, foram alteradas as vagas do Campus Ouro Preto que, neste processo seletivo, irá ofertar apenas o curso superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade, conforme quadros de oferta acima.

Fonte: Portal IFMG