Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 03 de setembro - Dia do Biólogo
conteúdo

Notícias

03 de setembro - Dia do Biólogo

publicado: 03/09/2019 08h43, última modificação: 03/09/2019 09h07

Por Profª Allynne Avylla Alves*

 Preservar a vida em todas as formas e manifestações: O Biólogo é o profissional que respeita e protege todos os seres vivos, dos mais simples até os mais complexos. A vida, traduzida no símbolo deste profissional, representa o início, a união óvulo + espermatozoide adicionado da estrutura do DNA, a exibição da natureza nas folhas e a espiral como a evolução e o progresso. 

O Biólogo é o graduado em História Natural, Biologia ou Ciências Biológicas, Licenciado ou Bacharel que pode atuar em diversas Áreas do Conhecimento sendo que algumas são listadas abaixo, conforme CFBio nº10, de 05/07/2003: Análises Clínicas, Biologia Celular, Bioquímica, Botânica, Ciências Morfológicas, Ecologia, Educação, Ética, Farmacologia, Fisiologia, Genética, Imunologia, Informática, Limnologia, Micologia, Microbiologia, Oceanografia, Paleontologia, Parasitologia, Saúde Pública, Zoologia. 

A regulamentação da profissão biólogo ocorreu desde a criação da Lei Federal nº 6.684/79 (BRASIL, 1979), e para exercer a profissão é necessário portar a Carteira e a Cédula de Identidade Profissional de biólogo(a), expedida pelo Conselho Regional de Biologia da jurisdição onde mora. 

Este profissional pode ter as seguintes atividades profissionais na prestação de serviço: Proposição de estudos, projetos de pesquisa e/ou serviços; Execução de análises laboratoriais e para fins de diagnósticos, estudos e projetos de pesquisa, de docência de análise de projetos/processos e de fiscalização; Consultorias/assessorias técnicas; Coordenação/orientação de estudos/projetos de pesquisa e/ou serviços; Supervisão de estudos/projetos de pesquisa e/ou serviços; Emissão de laudos e pareceres; Realização de perícias; Ocupação de cargos técnico-administrativos em diferentes níveis; Atuação como responsável técnico (TRT).  

REFERÊNCIAS 

Conselho Federal de Biologia. Resolução n.º 10, de 5 de Julho de 2003. Dispõe sobre as Atividades, Áreas e Subáreas do Conhecimento do Biólogo. Disponível em: <http://www.crbio02.gov.br/AtividadeBio.Aspx>. Acesso em: 02/09/2019.

BRASIL. LEI Nº 6.684, DE 3 DE SETEMBRO DE 1979. Regulamenta as profissões de Biólogo e de Biomédico, cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Biologia e Biomedicina, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1970-1979/L6684.htm>. Acesso em 02/09/2019.  

--------------------

* Graduada em Ciências Biológicas/ Licenciatura (2006) e Mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade (2010) pelo Centro Universitário de Caratinga (UNEC). Professora de Biologia/Meio Ambiente do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) - Campus Zé Doca. Atualmente, atua no IFMG - Campus Governador Valadares por meio de Cooperação Técnica. Saiba mais! 

> Esta ação comemorativa integra a Agenda Verde, iniciativa do Projeto Sala Verde - Núcleo de Educomunicação Ambiental - IFMG-GV.