Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016: o ano mais literário do IFMG, campus Governador Valadares

2016: o ano mais literário do IFMG, campus Governador Valadares

publicado: 09/12/2016 16h19, última modificação: 12/12/2016 08h28
Colaboradores: Wanderson B. Santos

A afirmação do título não é um superlativo genérico. Este ano, de fato, coroou a leitura no IFMG – campus Governador Valadares. Foram diversas as ações que lidaram diretamente com o texto literário e propiciaram deleite, discussões, representações cênicas e, principalmente, aprendizado. A ideia é que isso seja um marco, mas não um limite: a leitura precisa ser incentivada cada vez mais. É bom lembrar que os dados divulgados pelo Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) na última terça (6/12), coloca o Brasil numa situação delicada em todas as áreas analisadas, e, em se tratando de leitura, concluiu-se que “a maioria dos estudantes brasileiros não entende o que lê”. Frente a isso, a execução de ações voltadas à potencialização da leitura é muito bem-vinda.

Projetos e programa

COSMOVISÃO, LEITURA E ESCRITA e DIÁLOGOS (projetos coordenados pelo professor Wanderson Batista): Apesar de distintos, ambos os projetos lidam diretamente com a leitura; o primeiro, de uma forma associativa à escrita, pragmática e voltada a resultados e detecção de proficiência; o segundo, de maneira lúdica e descontraída, com vistas à análise e discussão de textos variados.

JOVENS ESCRITORES (projeto coordenado pelo professor Gilson Costa): A tônica do projeto é a produção de textos autorais por alunos do campus. Tais textos são submetidos a uma leitura prévia compartilhada entre os componentes do projeto.

A.E.I.O.U – ARTE, EDUCAÇÃO, IMAGINAÇÃO, ÓCIO E UTOPIAS (programa coordenado pela professora Kênia Brant): Voltado a uma leitura dinâmica, o programa, que está em seu segundo ano, engloba projetos que envolvem de forma lúdica e inovadora tanto a produção de textos escritos quanto de textos visuais, entre outras produções atreladas às Artes.

Atividades e evento

Além dos projetos e do programa, foram realizadas ainda, entre outras, as seguintes atividades e evento:

RODA LITERÁRIA 2016 (atividade coordenada pelos professores Wanderson Batista e Etna Christina): Diferentemente de 2015 em que apenas os 1os anos participaram da Roda Literária, neste ano todas as turmas do médio integrado se voltaram para a ação. Ao longo de três semanas, os alunos fizeram as indicações de suas últimas leituras e compartilharam suas impressões a respeito das obras lidas com seus pares.

APRESENTAÇÕES TEATRAIS 2016 (atividade coordenada pelo professor Gilson Costa): Série de representações de textos clássicos da literatura brasileira e estrangeira realizada pelos alunos do médio integrado ao longo de um mês.

SEMANA DA BIBLIOTECA 2016 (evento coordenado pela bibliotecária Rejane Rodrigues): Conjunto de ações quinzenais (curso, declamações, trocateca etc.) que contou com a colaboração e participação de servidores e alunos do campus. Em breve, será divulgado um vídeo com uma série de depoimentos sobre a importância do ato de ler.

Autoria: Prof. Wanderson Batista

Fotos de Projetos de literatura em 2016.jpg